BEM VINDO




16 de set de 2010

Refletindo sobre as teorias de Vigotsky e Piaget

Refletindo sobre as teorias de Vigotsky e Piaget

Para realizar meu estágio estou procurando embasar minha prática nas teorias desenvolvidas por Vigotsky e Piaget, relembrando alguns conceitos estudados nas disciplinas de Psicologia I e II, mas principalmente refletindo muito sobre a relação destes teóricos com as possibilidades reais de por em prática atividades que privilegiem o desenvolvimento e a socialização.

O professor que utiliza em sua prática princípios de Piaget precisa considerar que o aluno é um sujeito ativo, capaz de raciocinar e construir seu próprio conhecimento, através de suas vivências e experiências. Para tanto é preciso que a criança manipule objetos, mas também pense sobre suas ações e estabeleça relações.

Não pode haver preocupação excessiva com os aspectos cognitivos da aprendizagem, mas também é preciso levar em conta o desenvolvimento da afetividade, criatividade e autonomia da criança.

Vigotski destaca como importante a interação social do aluno, sendo a linguagem o fator fundamental para o desenvolvimento. Ele como Piaget também destaca a importância do organismo ativo, mas destaca o contexto sócio-cultural da criança como fator principal no desenvolvimento e aprendizagem.

Acredito que é preciso mediar a aprendizagem e construções dos alunos, este é o papel do professor, oferecer oportunidades de desenvoverem seu pensamento, sua linguagem, sua criatividade. Proporcionar atividades em grupo, favorecer a interação entre as crianças, mas ao mesmo tempo respeitar suas fases de desenvolvimento e propiciar atividades que não sejam mecânicas e levem o aluno a construir novos conhecimentos.

O jogo e as brincadeiras são fundamentais para a criança desenvolver a autonomia, a construção da moral e regras, favorecendo o desenvolvimento integral da criança.



Didática de Pré_ Escola
Maria Luísa C Aroeira, Maria Inês B. Soares, Rosa Emília A. Mendes
Editora FTD, São Paulo -1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário