BEM VINDO




17 de set. de 2010

Matemática com Petit Gateau

Matemática com Petit Gateau


 
Coluna Matemática

 

 

 

 

  
Dentro da investigação do universo temático, venho abrir um parêntese para dar um exemplo prático e gostoso. Temos a receita de um bolinho de chocolate, chamado “Petit Gateau”.

  
A receita é a seguinte:

  
Ingredientes:

 
  • 3 ovos
  • 2 gemas
  • 100 g de açúcar
  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 100 g de manteiga
  • 70 g de farinha de trigo peneirada 
  • Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar as forminhas (usamos forminhas para empadas grandes). Acompanhar com sorvete de creme.

 

 

 
Preparo:

Bata os ovos na batedeira com as gemas e o açúcar, até obter uma massa firme e clara. Reserve. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no microondas. Incorpore a farinha de trigo (ao chocolate derretido) e adicione os ovos batidos e mexa bem com uma espátula até obter uma massa homogênea. Coloque em forminhas individuais (bem untadas e levemente polvilhadas com farinha de trigo) e deixe descansar na geladeira por uma hora. Pré-aqueça o forno a 200 graus e asse por cerca de 6 minutos. Tire da fôrma e sirva quente, acompanhado de sorvete. O bolinho fica com a borda firme e guarda um delicioso recheio de chocolate cremoso.

Ingredientes? Quais? Quanto de cada um?

Reunimo-nos, Otavio, Sofia e eu para fazer o Petit-Gateau. Como já havíamos testado que podíamos guardar as forminhas no freezer com a massa crua e colocá-las para assar ainda congeladas, por um tempo de 12-13 minutos, e o resultado foi bom, resolvemos fazer a receita dobrada, mas tínhamos que planejar tudo o que seria necessário:

 

 

 
Assim, preparamos uma tabela, colocando o dobro de cada ingrediente: Nas nossas forminhas, a receita original dá para 8 bolinhos, para fazer 16 precisaríamos de:

6 ovos, 4 gemas, 200 g de açúcar, 400 g de chocolate, 200 g de manteiga, 140 g de farinha.

 
Tínhamos três barras de chocolate, duas com 170 g e uma com 180 g. Como medir 400 g de chocolate?

 
Se juntássemos uma barra de 170 e uma de 180, teríamos 350 g e ainda faltaria 50 g. A barra com 170g vem dividida em 24 pequenos retângulos.


 
Tínhamos de saber quanto pesava cada um dos retângulos e ver quantos retângulos eram necessários para chegar a 50 g. Juntos, fomos desenvolvendo estratégias que nos ajudassem a resolver esse dilema. Se estava muito difícil, eu dava uma dica, ou usávamos a calculadora. Com idas e vindas, chegamos ao resultado de que 7 retângulos seriam o mais aproximado de 50 g.

Antes de iniciarmos a ação, ainda fizemos combinados e lavamos as mãos. Resolvemos que seria a vez do Otavio bater os ovos, já que da outra vez tinha sido a Sofia. Otavio ofereceu a sua vez para a Sofia, demonstrando que era uma pessoa gentil (na última receita acabaram brigando para ver quem batia e disse ao Otavio que era bom valor sermos gentis e oferecer a vez).

  
Sofia concordou que era o Otavio quem deveria usar a batedeira. As coisas funcionaram bem.

 

Resultado final? Uma sobremesa deliciosa, o Petit Gateau.

O resultado foi um delicioso bolinho. Na hora de tirar da fôrma ficou um pouco grudado no fundo e o recheio vazou, mas ficou gostoso e comemos mesmo assim. Acertamos que deveríamos assar um tempinho a mais e caprichar mais quando untássemos com a manteiga.

 
Há aprendizados importantes a se conquistar em atividades cotidianas. Não permitir que as crianças acompanhem o nosso itinerário mental é furtar-lhes a oportunidade de aprender. Às vezes essas questões matemáticas surgem na escola em atividades desvinculadas de um propósito, dificultando que a criança tome consciência da utilidade da ferramenta ao fazer uso dela.

De muitas dúvidas metodológicas que surgem de uma prática como essa e que mereceriam uma reflexão teórica coloco apenas uma:

Em certa medida, a matemática não será uma ferramenta humana, tal como uma batedeira de bolo ou o computador que uso e a enorme teia que nos propicia a comunicação? Por que a pedagogia escolar suprime do ensino a vivência do propósito dessas ferramentas, não sendo dado às crianças compreender claramente o porquê de seu uso e seu significado como ferramenta humana?

Será que aprenderíamos a operar a batedeira se não fosse para bater um bolo?

Que projeto de investigação pode nos ajudar a ter essas respostas?


 
Refleti um pouco sobre a matemática e a batedeira de bolo. Desculpem-me a leviandade da dúvida apresentada. A matemática é um instrumental do pensamento (como a linguagem) e tem um valor representativo. Não estava dando conta disso. Uma batedeira é sempre uma batedeira. Dizer que necessitaríamos de 7/24 avos da barra de chocolate é um signo, tem um significado que podemos abstrair da barra de chocolate. Por assim dizer, falar em 7/24 é fazer a mediação entre a operação que temos de fazer com a barra. Pode ser com a barra fisicamente, com relação ao peso da barra ou à sua superfície.

No ensino da matemática, é preciso entender que ela é uma ferramenta distinta. Ensinar as operações matemáticas como se ensina a operar a batedeira é matar essa mediação que a matemática é capaz de fazer. As operações matemáticas, de algum modo, podem mediar a nossa compreensão do mundo que nos cerca. É preciso saber ver o que está por trás de cada signo, para que realmente se aprenda matemática.


 
Respostas à parte, sugiro a todos que façam o Petit Gateau. O resultado é delicioso.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário