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3 de jan de 2013

PLANO DE AULA Tema : a abolição da escravatura no Brasil

Faculdade Sumaré

Alfabetização e Letramento

Alfabetização nas Ciências Humanas e Sociais

Professor Ramon


Claudia Fernanda, Débora, Érica Paskevicius, Sandra, Tatiana



PLANO DE AULA


Tema : a abolição da escravatura no Brasil

Público-alvo: alunos do 5º. ou 6º. ano

Período: uma semana (4 aulas)

Justificativa: tendo em vista o recorte histórico, presente nos livros didáticos, nos meios de comunicação e no discurso de parte dos professores de História, que privilegiam o fato histórico datado em 13 de maio de 1888, ao invés de todo o processo histórico que culminou na assinatura da Lei Áurea, o plano de aula se justifica.
Objetivos: o objetivo específico deste plano de aula é possibilitar aos alunos conhecerem outros personagens da História do Brasil e algumas ações e idéias que corroboraram com o processo da abolição da escravatura. Sendo o objetivo geral do plano de aula que os alunos percebam e reflitam sobre as vozes presentes nos discursos históricos e de que maneira se constroem os fatos históricos.
Ações:
1 – Informar aos alunos que o tema da aula é a abolição da Escravatura no Brasil.
2 – Perguntar aos alunos, de maneira informal, o que eles conhecem sobre o tema.
3 – Apresentar a Princesa Isabel e ler a Lei Áurea com toda a turma (leitura coletiva).
4 – Exibir (através de slides ou em imagens coladas na lousa) a imagem de personagens históricos como José do Patrocínio, Francisco José do Nascimento, Luis Gama, Joaquim Nabuco, André Rebouças, Castro Alves, Zumbi dos Palmares, Cruz e Sousa, Angelo Agostini, entre outros.
5 – Perguntar de maneira informal se os alunos reconhecem estas pessoas.
6 – Colocar o nome dos personagens históricos e perguntar novamente se, pelo nome, algum aluno reconhece uma daquelas pessoas.
7 – Separar as turmas em grupos de quatro.
8 – Fornecer aos grupos poemas do Castro Alves, imagens da Revista Ilustrada de Ângelo Agostini, dos escritos da Sociedade Brasileira contra a escravidão, entre outras cópias de registros da época.
9 – Pedir que os alunos leiam os registros e procurem neles algo que se aproxime das pessoas apresentadas nos slides ou na lousa.
10 – Pedir que os alunos coloquem suas observações.
11 – Contar aos alunos a história de um daqueles personagens. Apresentar trechos dos “Heróis de todo mundo”, do site www.acordacultura.org.br.
12 – Sugerir uma pesquisa mais aprofundada sobre um dos personagens históricos apresentados (ou outros).
13 – Fazer um paralelo com a condição de escravos nos dias atuais/ ou refletir sobre os movimentos negros do século XX.
14 – Produto final: livro, um teatro, um mural, um jornal, etc.
Avaliação: contínua, através da participação oral, nos grupos e no produto final.

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