BEM VINDO




3 de jan de 2013

Plano de ensino Mascaras


Claudia Fernanda de Mello 


INTRODUÇÃO

O trabalho com projeto permite a escola integrar todo o corpo docente e realizar a
interdisciplinaridade de maneira a transformar os momentos de ensinoaprendizagem
em al continuo sem interrupção ou fragmentação devido as divisões
entre as disciplinas.

O tema proposto pelo grupo é mascaras, focalizando-as como uma manifestação
de arte visual dentro de diferentes culturas. “A dimensão social das
manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e
valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na
sociedade. A arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar tais
significados sociais. Essa forma de compreensão da arte inclui modos de
interação como a empatia e se concretiza em múltiplas sínteses.“ (PCN Arte pág
19) .

Vale ressaltar que não se conhece nenhuma civilização que não tivesse algum
tipo de máscara. Ela está presente nas cerimônias religiosas, nas práticas da
guerra e no teatro.

Plano de ensino
Mascaras

Antes de aplicar o plano de ensino, podemos usar o caos que ocorre no Japão
devido ao vasamento de radiação, o motivo das pessoas estarem usando
mascaras para proteger a saude.

O uso de mascaras, também tem uso justificado para evitar gripes
oupolinose(kafunsho), ou para quem trabalha em ambiente muito contaminado ou
cirúrgico.

Essa é apenas uma das ideias que se pode usar para se iniciar um plano de
ensino com o uso de mascaras, outro exemplo, é entrarmos no mundo de fantasia
que toda criança tem e perguntarem quais são seus super-heróis preferidos, os
meninos irão dizer, Batman, Homem aranha, Homem de Ferro, Power Rangers,
enfim, vários, e as meninas, irão dizer Mulher maravilha, mulher gato, Bat Girls e
outras, partindo disso, podemos iniciar uma discussão, perguntando o que todos
tem em comum, no caso é a mascara, e daí tirar da criança.

Por que super-heróis usam mascaras?
O uso de revistas em quadrinhos com os personagens preferidos deles, é outra
sugestão.

Festas de aniversários com os temas que eles escolherem.
Podemos usar algum jornal que tenha alguma noticia sobre algum ladrão que
usou mascara para um assalto.

Por que o ladrão, usa mascara?
Atraves dessa pergunta, podemos saber o que a criança pensa, sobre o uso
negativo da mascara, e o que diferencia com o motivo dos super-heróis també
usá-las.

Carnaval, Dia das Bruxas, são outros exemplos de dias comemorativos que
podemos usar para contextualizar o uso de mascaras para um plano de ensino.
Depois é aplicar o plano de ensino.

PROJETO

Tema : Máscaras

Público-alvo: alunos do 3º. ou 6º. ano
Justificativa: apresentar as máscaras nas diferentes culturas, reforçando seu
caráter artístico. Investigar os usos e significados da máscara dentro de cada
sociedade e / ou época.

Objetivos:

 Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico
contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo
observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do
patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de
diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais;
 Identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho
e da produção dos artistas;
 Identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e
compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas
presentes na história das diferentes culturas e etnias;

Procedimentos:

 Análise de diferentes máscaras e seus usos;
 Troca de informações sobre os objetos de estudo;
 Formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados;
 Confecção de máscaras;

Desenvolvimento das atividades:

ATIVIDADE 1:
 Pedir para que as crianças tragam máscaras que possuem em
casa e com esse material em mão realizar uma roda de conversa fazendo
algumas perguntas, como:
 Por que você trouxe essa máscara?
 Quando você usou essa máscara?
 De onde veio essa máscara?
 Para que serve essa máscara?

ATIVIDADE 2: 
Apresentar imagens de mascaras de diferentes culturas e épocas e
permitir que as crianças expressem suas idéias e emoções. Enquanto analizam as
imagens o educador poderá realizar algumas perguntas:
 Vocês conhecem essas máscaras?
 De onde elas vieram?
 Para que elas servem?
 No que elas são parecidas? E no que se diferenciam?
 De que material elas são confeccionadas?
O professor realizara a leitura do texto “História das Máscaras” de Ana Lucia
Santana.

ATIVIDADE 3: 
Visitar ao museu Afro- Brasil e/ou Pavilhão das culturas
Brasileiras.

ATIVIDADE 4:
 Apresentar a história de cada máscara e a cultura ela está inserida.
Discutir as diferentes funcionalidades das máscaras.

ATIVIDADE 5
: Cada aluno deverá confeccionar uma máscara utilizando diferentes
tipos de materiais e levando em consideração as características e funcionalidade
da máscara em questão.

ATIVIDADE 6:
 Exposição das máscaras confeccionadas pelos alunos junto com
explicação sobre seus usos.
Interdisciplinaridade
História: O professor de história poderá contextualizar as máscaras dentro de sua
cultura e época, relacionando sua importância para determinada sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário