BEM VINDO




3 de jan de 2013

PLANO DE AULA CONTEÚDO: A matemática das relações de compra e venda

Faculdade Sumaré
Pós-graduação: Alfabetização e Letramento - Turma E
Alfabetização Matemática
Claudia Fernanda de Mello - 0922981
Débora Madruga da Nóbrega Arendt - 0922988
Érica Paskevicius Serralheiro – 0922972
Rozangela Pereira – 0922939
Vera Lúcia Ferreira - 0922938

PLANO DE AULA


CONTEÚDO: A matemática das relações de compra e venda

OBJETIVO GERAL: Reconhecer a importância da matemática nas relações comerciais e identificar em quais situações ela é necessária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  1. Perceber a necessidade de um sistema monetário através do “jogo de trocas”.
  2. Registrar as equivalências estabelecidas durante a brincadeira.
  3. Adotar um sistema padrão (barras de Cousenaire) e colocar preços nas mercadorias.
  4. Trocar as barras pelo real e identificar as propriedades do nosso sistema monetário.
  5. Identificar em quais situações a matemática aparece durante as relações de compra e venda.

MATERIAL:
  • Material Cousenaire
  • Papel sulfite
  • Lápis e borracha
  • Cópias de cédulas e moedas de real
  • Materiais diversos

PROCEDIMENTO / DESENVOLVIMENTO:

  1. Primeira Parte:
Divisão em quatro grupos, no qual cada um receberá um tipo de mercadoria, em quantidades diferentes. O desafio é terminar a brincadeira com a maior variedade de produtos.
Como cada grupo possui uma quantidade diferente, terá de estabelecer um acordo compensatório para a troca com os outros colegas.
Faremos o registro das trocas efetivadas e, através da discussão entre os grupos, procuraremos sentir, com a turma, a necessidade de uma moeda.

  1. Segunda Parte:
Percebida a necessidade de um sistema monetário, adotaremos as barras de material Cousenaire como moeda. Em seguida pensaremos a respeito do nosso sistema monetário e em suas propriedades. Estabelecer a relação dos valores das barras do Cousinaire com as cédulas e moedas que utilizamos no dia-a-dia

  1. Terceira Parte e Conclusão:
Retomaremos a atividade de compra e venda, utilizando cópias cédulas e moedas de real. Para comprar, poderão apenas utilizar as cédulas de R$ 10,00, R$ 20,00 e R$ 50,00. Para o troco deverão ser utilizadas as cédulas de R$ 5,00 e R$ 2,00 e todas as moedas.
Concluiremos listando os usos que fizemos da matemática em cada uma das atividades do dia e marcando a importância da mesma para o sistema comercial de compra e venda de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário