BEM VINDO




23 de set. de 2010

Conselhos úteis para falar em público...


 
"Como fazer uma boa exposição oral: conselhos úteis para falar em público", ou um "ponto de partida para preparar exposições orais com apoio de apresentações multimidia".

Penso que cabe ao professor, não só ensinar a elaborar boas apresentações: os alunos precisam aprender a apresentá-las tanto para seus pares como para outros professores ou para os pais.


E, mais uma vez, em uma tradução livre, são esses os conselhos que o professor dá a seus alunos:


Uma apresentação oral é falar publicamente sobre um determinado tema. A apresentação oral também é chamada de conferência ou exposição. É uma forma importante de comunicar e transmitir informações. Neste caso, se trata de apresentar o trabalho que você preparou anteriormente. As dicas a seguir vão ajudá-lo a preparar um bom discurso para a classe.


1. Prepare-se antes da apresentação. Isso é elementar: não se pode falar sobre alguma coisa que você não conhece, A primeira coisa a considerar é que você vai falar, e se tem ou não conhecimento sobre o tema. No seu caso isso não é um problema porque como você se preparou , com certeza de que você tem muitas coisas para contar.


2. Faça um roteiro. Aqui você pode editar o roteiro de seu trabalho, com algumas notas sobre os detalhes que você não pode esquecer. Por exemplo, você pode apagar os dados difíceis de entender, e ampliar as outras explicações que prendam a atençao do público.


3. Ensaie em voz alta. Fale para um espelho, ou peça a um amigo ou famíliar fazer a vez do público. Se você não sabe nada sobre o assunto e, no final, tenha aprendido algo, já é um bom sinal. Você também pode gravar os seus testes em um cassete ou computador (com o Audacity).


4. Fale devagar. Não se apresse; fale devagar e faça pausas durante a apresentação. Você ajudará o público a digerir a informação, e isso lhe servirá para concentrar-se e relaxar-se. Não se esqueça da entonação e de falar claramente. Lhe entenderão muito melhor.


5. Utilize gestos apropriados. Isso é elementar: não pense que você está se comuncando apenas com a voz. É muito importante olhar para a platéia e nem sempre para o mesmo lugar. Você deve falar para todas as pessoas da sala. Olhá-los nos olhos dá uma sensação de segurança. Movimente suas mãos para apoiar o que você diz:: chame a atençao, aponte, compare … Os gestos reforçam o que você conta.


6. Utilize materiais de apoio. Dizem que uma imagem vale por mil palavras. Você pode se apoiar em fotos, diagramas, mapas, desenhos, …, etc. Você pode elaborar um mural, ou usar a lousa digital da classe para mostrar suas fotos, ou uma apresentação de slides (PowerPoint). Peça ajuda para seus professores para isso. Mas tenha em mente que estes materiais devem apoiar a sua conferência, mas nunca substituí-lo.


7. Não enrole. Fale como costuma fazer normalmente. Não use expressões estranhas ou complicadas, porque não lhe entenderão. Procure a maneira mais simples de dizer as coisas. Esta geralmente é a melhor.


8. Curta. Divirta-se. Você investiu muito tempo e esforço para investigar e preparar a apresentação. chegou o momento para que os outros vejam os resultados; todas as coisas que você tem aprendeu, e como você sabe contar tão bem. No final de sua conferência, responda às perguntas de seus colegas e diga-lhes onde podem encontrar mais informações sobre o assunto.



Agora é a sua vez. Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário