BEM VINDO




17 de set. de 2010

Jogos que ensinam

Jogos que ensinam

Aprendendo com dominó


 

O dominó é um daqueles jogos que não tem sua origem bem definida.É conhecido por inúmeros povos, por esse motivo tem muitas variações e é jogado por pessoas de todas as idades.



Não podemos nos esquecer também da brincadeira que deu origem a expressão "efeito dominó" em que se colocam as peças em pé, uma ao lado da outra; derrubando-se a primeira, esta empurra a segunda e assim por diante, até que todas as peças caiam.



A primeira citação ao jogo vem da China. Segundo lendas daquele país, o jogo teria sido inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra, diz que o jogo foi inventado entre os anos de 234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói.



No ocidente, há indícios da existência do jogo no séc. XVIII, quando teria chegado na Inglaterra e Itália. O jogo pode mesmo ter sido levado à Itália por Marco Pólo ou outros viajantes da época.



O nome "dominó" teria sua origem na expressão latina Domino gratias (graças a Deus). Isto porque o jogo era comparado à gola das vestes dos padres, golas estas pretas e brancas. Afirma-se que os religiosos usavam a expressão latina cada vez que faziam uma boa jogada...



Não importa qual seja sua origem, o que vale mesmo é que jogar dominó é muito legal e desenvolve muitas habilidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário