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19 de set de 2010

PLANO DE AULA-

Jogo dos círculos


 
Planejamento para eixo de Matemática

  • Grupo 4 de Educação Infantil

 
   

Grupo 4

 
Título: Jogo dos círculos

Âmbito: Conhecimento de mundo

Eixo: Matemática

 

 

 
Conteúdo:

 
  • Utilização da contagem oral em brincadeiras.
  • Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica ou registros não convencionais.
  •  Explicitação e/ou representação da posição de objetos, utilizando vocabulário pertinente ao jogo.

 
Objetivo:

 
  • Participar de jogo de arremesso de círculos em direção a um alvo.
  • Contar quantos círculos atingiram o alvo em sua jogada.
  • Registrar a quantidade de pontos que fez em cada uma das rodadas.

 

  
Material:

 
  • 3 argolas em E.V.A. com diâmetros diferenciados: 50 cm, 30 cm e 20 cm.
  • 1 pino de madeira ou uma garrafa descartável cheia de areia.
  • Cartaz para marcação dos pontos feitos pelos alunos nas rodadas – “placar”.

 
Sugestão para a elaboração do cartaz:

 
Atividade motivacional:

 
Apresentar os materiais aos alunos e executar um lançamento para que observem o objetivo do jogo – atingir o alvo.

 
Fixar o cartaz no mural da sala e, por meio de sorteio, orientar o registro dos nomes dos alunos de modo a organizar a ordem de jogadores. Cada aluno pode registrar o seu nome ou, então, o professor poderá anotá-lo na presença de cada aluno.

 

  
Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):

 
  1. Organizar uma fileira de alunos de acordo com a sequência de nomes registrada no cartaz elaborado.
  2. Posicionar o pino a uma distância de 2 metros da fileira de alunos.
  3. Orientar cada aluno para que lance as argolas, uma de cada vez, em direção ao alvo.
  4. Solicitar que, após os lançamentos, o aluno verifique a quantidade de acertos ao alvo, contando as argolas que o atingiram.
  5. Pedir que o aluno registre, no cartaz, a quantidade de pontos que fez naquela rodada. Se for necessário, auxiliá-lo a localizar seu nome na lista de alunos e identificar o local onde o registro deve ser feito (1ª, 2ª ou 3ª rodada). 
Observação:
O aluno pode representar a quantidade de pontos por meio de risquinhos, bolinhas, traços ou mesmo o número correspondente.

 
6. Finalizar o jogo realizando a contagem da pontuação total de cada aluno.

 
Avaliação:

 
  • Perceber se os alunos apresentam os seguintes comportamentos durante a realização do jogo:
  • participam do jogo com interesse e envolvimento;
  • demonstram solidariedade com os colegas que precisam de auxílio para lançar as argolas, para a contagem e a representação, prestando-lhes ajuda;
  • respeitam as regras envolvidas no jogo;
  • realizam contagem termo a termo, ou seja, para cada argola indicada, relacionam um número recitado.

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