EIXOS TEMÁTICOS
Esta proposta está organizada em quatro eixos temáticos:
- Números e Operações
- Álgebra
- Espaço e Forma
- Tratamento de Dados
Esta organização difere da proposta nos PCN, mas não substancialmente. A diferença fundamental é que nos PCN está proposto um bloco de Grandezas e Medidas que aqui está integrado nos demais eixos temáticos Isso se deve ao seu caráter prático que permite a contextualização de vários temas e conceitos. Por exemplo, é importante relacionar a questão de padrões de medidas com proporcionalidade ou estabelecer a relação entre a geometria e a álgebra em questões que envolvem perímetros ou áreas.
EIXOS TEMÁTICOS
De acordo com os PCN, a seleção dos conteúdos visa contribuir para a formação integral do aluno, procurando desenvolver a sua capacidade de raciocínio lógico, a sua criatividade e imaginação, a sua intuição, a sua capacidade de análise e de crítica fundamentada. Também deve se ter em mente outras componentes importantes dessa formação como aquisição de valores, hábitos e procedimentos propiciem uma atuação construtiva e cooperativa no meio em que vive. Além disso, na escolha de temas tem-se em vista a busca de explicações para fenômenos naturais e sociais, evidenciando assim a sua relevância.
É importante frisar que os conteúdos conceituais ou idéias básicas apresentados formam o esqueleto, a estrutura, da proposta, enquanto os conteúdos relacionados à atitudes e procedimentos formam a carne que lhe dá sustentação. Essas peças complementares devem ser encaradas como integradas, uma não existindo sem a outra. Dessa maneira optou-se por estabelecer a proposta usando-se as competências e habilidades associadas a conceitos e idéias e, correspondendo a esses últimos, algumas sugestões de atividades e estratégias de ensino. Uma sugestão de distribuição dos temas ao longo das quatro séries pode ser encontrada em [PP].Obviamente a lista de propostas pedagógicas para abordar os temas é inesgotável. Várias fontes de consulta bibliográfica e na internet podem ser encontradas na bibliografia,.Outras fontes são bibliotecas e colegas professores, tanto de Matemática como de outras disciplinas.
O objetivo desta proposta é apenas apresentar algumas sugestões ilustrativas de abordagem dos temas.
Eixo Temático I
Números e Operações
- Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
- Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.
TEMA 1: CONJUNTOS NUMÉRICOS
1) Conjunto dos números naturais
- Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos.
- Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e 10.
- Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.
- Representar a relação entre dois números naturais em termos de quociente e resto.
- Fatorar números naturais em produto de primos.
- Calcular o mdc e do mmc de números naturais.
- Resolver problemas que envolvam técnicas simples de contagem.
- Resolver problemas envolvendo operações com números naturais.
2) Conjunto dos números inteiros
- Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto dos números naturais através de situações contextualizadas e resolução de equação.
- Operar com números inteiros: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potências.
- Resolver problemas que envolvam operações com números inteiros.
- Localizar números inteiros na reta numérica, utilizando a ordenação no conjunto.
3) Conjunto dos números racionais
- Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto dos números inteiros através de situações contextualizadas e/ou resolução de equação.
- Associar uma fração à sua representação decimal e vice-versa.
- Operar com números racionais em forma decimal e fracionária: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potências e calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos.
- Resolver problemas que envolvam números racionais.
- Localizar números racionais na reta numérica, utilizando a ordenação no conjunto.
I) Conjunto dos números reais
- Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto dos números racionais através de situações contextualizadas e da resolução de problemas.
- Identificar números racionais com as dízimas periódicas.
- Identificar as dízimas não periódicas com os números irracionais.
- Usar geometria para construir segmentos de comprimento irracional
II) Números naturais
- Utilizar a representação decimal para justificar critérios de divisibilidade.
- Representar geometricamente os conceitos de quociente e de resto na divisão de dois naturais números
EIXO TEMÁTICO II:
ÁLGEBRA
- Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
- Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.
TEMA 1:
EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
7) Linguagem algébrica.
- Utilizar a linguagem algébrica para representar simbolicamente as propriedades das operações nos conjuntos numéricos e na geometria.
- Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algébrica.
- Utilizar a linguagem algébrica para resolução de problemas.
8) Valor numérico de uma expressão
- Calcular o valor numérico de uma expressão.
- Utilizar valores numéricos de expressões algébricas para emitir juízo sobre sua validade.
9) Operações com expressões algébricas básicas.
- Somar, multiplicar e subtrair polinômios.
- Dividir um monômio por um monômio.
- Dividir um polinômio por um monômio.
- Reconhecer os produtos notáveis.
- Fatorar uma expressão algébrica.
TEMA:
EQUAÇÕES ALGÉBRICAS
10) Equações do primeiro grau
- Identificar a raiz de uma equação do primeiro grau.
- Resolver uma equação do primeiro grau.
- Resolver problemas que envolvam uma equação do primeiro grau.
11) Sistemas de equações do primeiro grau
- Identificar a(s) solução(ões) de um sistema de duas equações lineares.
- Resolver problemas que envolvam um sistema de duas equações do primeiro grau com duas incógnitas.
12) Equações do Segundo grau
- Identificar a(s) raiz(ízes) de uma equação do segundo grau.
- Identificar as raízes de uma equação dada por um produto de fatores do primeiro grau.
- Resolver uma equação do segundo grau.
- Resolver situações-problema que envolvam uma equação do segundo grau.
III. Operações com expressões algébricas
- Dividir dois polinômios.
- Calcular o mdc e o mmc de polinômios simples (de grau baixo).
- Somar, multiplicar, subtrair e dividir polinômios.
IV) Equações
IV)Identificar as raízes de uma equação dada por um produto de fatores do primeiro e do segundo graus.
EIXO TEMÁTICO III:
ESPAÇO E FORMA
- Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
- Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.
TEMA 1:
RELAÇÕES GEOMÉTRICAS ENTRE FIGURAS PLANAS
13) Figuras planas
- Identificar segmento, ponto médio de um segmento, triângulo e seus elementos, polígonos e seus elementos, circunferência, disco, raio, diâmetro, corda, retas tangentes e secantes.
- Identificar ângulo como mudança de direção.
- Identificar retas concorrentes, perpendiculares e paralelas.
- Reconhecer e descrever objetos do mundo físico utilizando termos geométricos.
- Reconhecer a altura de um triângulo relativa a um de seus lados.
- Reconhecer as principais propriedades dos triângulos isósceles e equiláteros, e dos principais quadriláteros: quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, losango.
14) Ângulos formados entre paralelas e transversais
- Utilizar os termos ângulo, paralelas e transversais e perpendiculares para descrever situações do mundo físico ou objetos.
- Reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas com uma transversal.
- Utilizar as relações entre ângulos formados por retas paralelas com transversais para obter a soma dos ângulos internos de um triângulo.
15) Congruência de triângulos
- Reconhecer triângulos congruentes a partir dos critérios de congruência
- Resolver problemas que envolvam critérios de congruência de triângulos.
- Utilizar congruência de triângulos para descrever propriedades de quadriláteros: quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos.
16) Construções geométricas
- Construir perpendiculares, paralelas e mediatriz de um segmento usando régua e compasso.
- Construir um triângulo a partir de seus lados, com régua e compasso.
17) Teorema de Tales e semelhança de triângulos
- Resolver problemas que envolvam o teorema de Tales.
- Reconhecer triângulos semelhantes a partir dos critérios de semelhança.
- Resolver problemas que envolvam semelhança de triângulos.
18) Teorema de Pitágoras
- Utilizar semelhança de triângulos para obter o teorema de Pitágoras.
- Resolver problemas que envolvam o teorema de Pitágoras.
V) Pontos notáveis de um triângulo
- Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das medianas de um triângulo (baricentro).
- Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das três alturas de um triângulo (ortocentro)
- Reconhecer as propriedades do ponto de encontro das bissetrizes de um triângulo (incentro).
- Resolver problemas que envolvam segmentos que unem cada vértice de um triângulo a pontos do lado oposto (cevianas)
VI) Semelhança e trigonometria no triângulo retângulo
- Utilizar semelhança de triângulos para descrever as relações métricas no triângulo retângulo.
- Resolver problemas que envolvam as razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente.
VII) Simetrias
- Identificar simetrias de figuras em relação a uma reta ou em relação a um ponto.
VIII) Construções geométricas
- Reconhecer o ponto médio de um segmento, a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ângulo como figuras obtidas a partir de simetrias.
- Construir com régua e compasso: a mediatriz de um segmento, a bissetriz de um ângulo, retas paralelas, retas perpendiculares, transporte de ângulos e de segmentos.
- Construir triângulos isósceles e eqüiláteros, quadrados e hexágonos regulares
IX) Ângulos numa circunferência
- Identificar ângulos centrais e inscritos em uma circunferência
- Relacionar medidas de ângulos centrais, inscritos e arcos em uma circunferência
TEMA 2:
EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
19) Medidas de comprimento e perímetros
- Reconhecer a necessidade de medidas padrão.
- Relacionar o metro com seus múltiplos e submúltipos.
- Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos do metro para efetuar medidas.
- Utilizar instrumentos para medir comprimentos.
- Fazer estimativas de medidas lineares tais como comprimentos e alturas.
- Resolver problemas que envolvam o perímetro de figuras planas.
20) Áreas e suas Medidas.
- Relacionar o metro quadrado com seus múltiplos e submúltipos.
- Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos do metro quadrado para efetuar medidas.
- Fazer estimativas de áreas.
- Resolver problemas que envolvam a área de figuras planas: triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, discos ou figuras compostas por algumas dessas.
21) Volume, capacidade e suas medidas
- Relacionar o metro cúbico com seus múltiplos e submúltipos.
- Relacionar o decímetro cúbico com o litro e o ml.
- Escolher adequadamente múltiplos ou submúltiplos do metro cúbico para efetuar medidas.
- Fazer estimativas de volumes e capacidades.
- Resolver problemas que envolvam cãlculo de volume ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidade de medida de volume ou em unidades de medida de capacidade: litros ou mililitros.
22) Medida de ângulo
- Utilizar o grau como unidade de medida de ângulo.
- Utilizar instrumentos para medir ângulos.
- Resolver problema que envolvam o cálculo de medida de ângulos internos ou externos de um polígono.
X) Áreas laterais e totais de figuras tridimensionais
- Calcular a área lateral ou total de figuras tridimensionais :bloco retangular, cilindro, pirâmide.
XI) Planificações de figuras tridimensionais - Reconhecer a planificação de figuras tridimensionais : cubo, bloco retangular, cilindro, cone e pirâmide.
- Construir figuras tridimensionais a partir de planificações.
- Calcular a área lateral ou total de uma figura tridimensional a partir de sua planificação.
EIXO TEMÁTICO IV:
TRATAMENTO DE DADOS
Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.
TEMA 1:
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E MÉDIA ARITMÉTICA
23) Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
- Organizar e tabular um conjunto de dados.
- Interpretar e utilizar dados apresentados em tabelas.
- Utilizar um gráfico de setores para representar um conjunto de dados.
- Interpretar e utilizar dados apresentados num gráfico de segmentos.
- Utilizar um gráfico de colunas para representar um conjunto de dados.
- Interpretar e utilizar dados apresentados num gráfico de colunas.
- Utilizar um gráfico de setores para representar um conjunto de dados.
- Interpretar e utilizar dados apresentados num gráfico de setores
24) Média aritmética
- Resolver problemas que envolvam a média aritmética.
TEMA 2:
PROBABILIDADE
25) Contagem
- Resolver problemas simples de contagem utilizando listagens ou o diagrama da árvore.
26) Conceitos básicos de probabilidade
- Relacionar o conceito de probabilidade com o de razão.
- Resolver problemas que envolvam o cálculo de probabilidade de eventos simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário