BEM VINDO




16 de set de 2010

Literatura Infantil

Literatura Infantil

Para mim a leitura sempre foi fundamental, desde pequena fui estimulada a ler e procuro passar este mesmo estímulo para meus alunos. Através da disciplina de literatura estou podendo ampliar meus conceitos so]bre a literatura infantil e o seu papel na formação da criança, adequando então meu trabalho e fazendo as adaptações necessárias em busca de melhoras, principalmente tentando tornar o trabalho mais interdiscipliar unindo a leitura à brincadeira e ao desenvolvimento de trabalhos artísticos bem elaborados de acordo com toda a teoria que estamos aprendendo.

Ao assistir o filme História sem fim ao qual eu não havia visto ainda percebi com clareza algo que já havámos estudado, a real importância dos contos de fadas e da imaginação para o desenvolvimento da criança, pois estes são fundamentais na resolução de problema se conflitos na vida infantil. É preciso estar proporcionando ao aluno sempre que possível o desenvolvimento do seu imaginário. As emoções provocadas pela leitura fazem com que as crianças trabalhem seus sentimentos projetando-os nos personagens e resolvendo seus principais conflitos. Estas histórias não podem emitir juízo de valores.

Eu partyicularmente já defendo há algum tempo uma hora do conto descompromissada com conteúdos, datas ou temas, creio que este momento deve ser prazeroso e livre podendo abordadr qualquer tema livre, desde que a história seja interessante, divertida e bem contada, pois a mistura da literatura com atividades didáticas na maioria das vezes não tem um bom resutado, afastando as crianças da leitura.

É preciso estar atento ao que vamos oferecer à criança, pois atualmente há um grande acervo na maioria da s bibliotecas das tal maletas de livrinhos, esse material até serve para as crianças manusearem, mas não tem riqueza necessária para atrair os pequenos ouvintes de uma história. Eu gosto muito de trabalhar com Ruth Rocha, Eva Furnari, Tatiana Belink, Ricardo Azevedo, Silvya Orthof entre outros, escolhendo sempre histórias interessantes, que propiciem o enriquecimento do imaginário do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário