BEM VINDO




11 de set. de 2010

Treinamento do Cérebro
 
 
 
  • Concentração
  • Raciocínio
  • Memória
  • Agilidade Mental
  • Saúde Mental
  • Desempenho Cerebral
 
A melhor maneira de ter bom desempenho na escola ou no trabalho é ter uma boa memória e raciocínio e isto você consegue treinando o cérebro regularmente. 
 
Baseado em pesquisas de neurociências criamos um programa de exercícios destinados a promover ganhos de memória, concentração e agilidade mental.
 
O método consiste em exercícios práticos que enfocam funções cerebrais específicas, os quais influenciam a saúde e o desempenho do cérebro.
 
Assim como o professor de Educação Física auxilia a melhorar o desempenho físico, no Treinamento do Cérebro, o professor orienta você nos exercícios cerebrais, ajudando-o a verificar o seu progresso.
 
Objetivos do Treinamento do Cérebro
 
Estimular o cérebro. 
Melhorar o raciocínio. 
Aprender a pensar. 
Desenvolver a concentração. 
Desenvolver a percepção. 
Desenvolver a leitura ativa e crítica. 
Estimular a inteligência multifocal. 
Aumentar o capital intelectual. 
Aprender a trabalhar os “músculos” cerebrais. 
Aprender a estimular o cérebro. 
Aumentar o Q.I. (quociente de inteligência) 
Aprender como funciona o cérebro. 
Treinar a escuta ativa, o olhar ativo.  
Aumentar a auto-estima com relação à inteligência. 
Aprender a gostar de ler. 
Aprender a ser autodidata: estudar sem professor. 
Motivar-se para o estudo e trabalho. 
Aprender a estudar. 
Aprender a aprender. 
Aprender a aprender rápido. 
Aprender a gostar de aprender. 
Aprender o valor econômico do que aprendeu. 
Aprender a desenvolver a inteligência. 
Melhorar o desempenho escolar. 
Melhorar o desempenho no trabalho. 
Melhorar o desempenho nos concursos. 
Pensar estrategicamente. 
Gerar resultados práticos. 
Ser mais objetivo. 
Ter maior velocidade de raciocínio. 
Ter maior velocidade de ação e decisão. 
Saber apresentar soluções inteligentes e inovadoras. 
Capacidade para antever situações e fazer a prevenção de problemas. 
Usar o pensamento lateral (enxergar múltiplas soluções). 
Maior flexibilidade de pensamento. 
Tirar o cérebro da zona de conforto.Identificar habilidades não desenvolvidas. 
Ser mais competitivo, criativo e produtivo. Lembrar de conteúdos para provas, exames e concursos. 
Melhorar a memória: 
Lembrar de nomes, tarefas, números e compromissos. 
Lembrar de fatos do cotidiano e assuntos relacionados ao trabalho. 
Lembrar de conceitos e idéias. 
Lembrar o que ouve. 
Estimular a memória. 
Reverter a perda de memória. 
Prevenir problemas de memória. 
Treinar os sentidos (ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir o gosto). 
Promover a longevidade cerebral. 
Quebrar paradigmas (crenças em valores ultrapassados). 
Superar preconceitos sobre matérias escolares. 
Desenvolver novos padrões de comportamento diante do ato de estudar. 

Quais as diferenças entre o estudo tradicional e o Treinamento do Cérebro?
  
Quatro diferenças básicas:.
 
1) Na escola o cérebro do aluno é condicionado muitas vezes a aprender numa postura passiva. O professor fala, o aluno escuta, depois faz a prova. O aluno não faz análise crítica e comparativa dos conteúdos ensinados. Exemplo: ele aprende História e Geografia, mas o professor não ensina a correlacionar os assuntos e a pensar criticamente.
 
2) Na escola o aluno não aprende a estudar e a memorizar. O estudante decora a matéria e não a compreende, não assimila raciocinando. O aluno estuda para a prova e dias depois esqueceu a maior parte da matéria. Lembra de quanto você estudou? Quantas informações foram esquecidas!
 
3) Na escola o estudante não sabe exatamente como e onde aplicar o conhecimento na vida pessoal e profissional. Muitos conteúdos estão desconectados da vida real.
  
4) O aluno desenvolve crenças prejudiciais como “matemática é difícil”, “química é chato”. Ele fica desmotivado para estudar.
  
5) A aluno é colocado numa sala com 30, 40 ou mais alunos. As necessidades, as expectativas e as dificuldades do estudante, não são tratadas devidamente.
  
No Treinamento do Cérebro o aluno recebe atenção especial e aprende a dominar o conhecimento através do envolvimento ativo.No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a: .
  
Questionar, refletir, criticar, debater, avaliar e opinar. 
Concentrar, raciocinar, perceber e integrar. 
Comparar, relacionar, selecionar e julgar. 
Classificar, ordenar, associar e sintetizar. 
Planejar, organizar e estruturar. 
Ver implicações e conseqüências. 
Interagir com o conhecimento. 
Encontrar o sentido: aplicar o conhecimento. 
Contextualizar e descontextualizar. 
Detectar lógica.Descobrir opções. 
Romper as crenças negativas sobre o estudo. 
Associar, desenhar e memorizar 
Analisar, interpretar e completar. 
.
 
No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a:.
 
A observar, a treinar a percepção ativa. 
Enxergar aplicações práticas dos exercícios na vida real. 
Enxergar vantagens em situações aparentemente sem benefícios. 
Descobrir oportunidades disfarçadas. 
A sair de situações difíceis. 
Descobrir relações entre diferentes tipos de informação (ex.: exercício de raciocínio lógico e inteligência emocional). 
Chegar a soluções através de caminhos mais curtos. 
Sair do “piloto automático” e experimentar o inesperado. 
Despertar curiosidade. 
Experimentar, vivenciar, testar. 
Falar, escrever, ensinar, fazer.
 Agir, mudar, solucionar. 
Aplicar o conhecimento a novas situações. 
Solucionar problemas. 
“Dialogar” com o conhecimento. 
Imaginar, inventar, criar, recriar. 
Construir e reconstruir. 
Criar desafios pessoais. 
Superar limites. 
Reabilitar-se cognitivamente. 
Realizar cálculos complicados rapidamente. 
Aprender atalhos matemáticos mentais. 
Aprender a fazer contas de cabeça..
 
Os exercícios do Treinamento do Cérebro são: 
 
Práticos 
Desafiadores 
Lúdicos 
Divertidos 
Apresentados de acordo com a capacidade de cada aluno. 
 
O Treinamento do Cérebro ajudará você a explorar ao máximo as suas potencialidades intelectuais. 
 
Perguntas Freqüentes
  
Vocês oferecem dois treinamentos. Qual a diferença entre o Treinamento do Cérebro e o Treinamento da Mente?
 Analisando o conteúdo da cada treinamento neste site verá a diferença. 
 
Resumimos as diferenças aqui:  
 
No Treinamento do Cérebro: você aprende a desenvolver a memória, o quociente de inteligência (Q.I.), as estratégias de pensamento e aprendizagem, o raciocínio analítico, estimular o cérebro, a inteligência lógica, a percepção racional, a compreensão, a interpretação, a informação consciente; trabalha-se o hemisfério esquerdo do cérebro.

No Treinamento da Mente trabalha-se o hemisfério direito do cérebro, o desenvolvimento interior, o quociente de inteligência emocional (Q.E.): você aprende a desenvolver as relações interpessoais (assertividade, comunicação) e intrapessoais (autoconhecimento), a criatividade, a imaginação, a linguagem inconsciente, as sensações (sentidos) e a analisar os sonhos.
 
LADO ESQUERDO DO CÉREBRO.                       LADO DIREITO DO CÉREBRO.
 

Predomina:                                                                Predomina:
Razão                                                                        Emoção
Lógica                                                                        Intuição
Raciocínio                                                                  Criatividade. Imaginação.
Racionalidade                                                             Espiritualidade
Matemática                                                                Artes. Pintura. Cores. Desenho. Imagens. Visual.
Conteúdo                                                                   Formas. Percepção espacial.
Técnica                                                                      Assertividade
Fechamento                                                               Abertura
Engenheiro                                                                 Arquiteto
Linguagem consciente                                                 Linguagem inconsciente
Letra, conteúdo.                                                         Música. Rima. Ritmo.
Compreensão, interpretação                                       Sensação

Nenhum comentário:

Postar um comentário