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2 de set. de 2010

ABORDAGEM INTERACIONISTA COGNITIVISTA:
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET

1- QUEM FOI JEAN PIAGET?
Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça. Foi psicólogo dodesenvolvimento e, anteriormente, biólogo. Estudou na Universidade deNeuchãtel e doutorou-se em Ciências Naturais em 1918, quando deixouNeuchãtel à procura de treinamento e experiência em Psicologia,imbuindo-se da idéia de que a biologia poderia estar relacionada aodesenvolvimento epistemológico do ser humano.

2. ABORDAGEM PIAGETIANA À INTELIGÊNCIA:
Conceito de inteligência: a pessoa inteligente é aquela que tem:capacidade para aprender, para resolver problemas, para adaptar-se asituações novas, para ajustar-se ao ambiente, para estabelecer relações,para compreender, para inventar, ter rapidez na interpretação. É precisolevar em consideração as situações e o ambiente em que o indivíduo se encontra.

Para Piaget, a inteligência desenvolve-se através da relação entresujeito-objeto, chamada por ele de interação. O sujeito constróigradualmente sua inteligência e seus conhecimentos através da açãoconstante e recíproca com seu meio.• A ação funciona como sendo algo que supre uma necessidade causadapela falta de equilíbrio entre o sujeito e o ambiente. Essa troca entresujeito e ambiente envolve a afetividade e, é claro a cognição. A cogniçãoe a afetividade complementam o processo de formação dosconhecimentos.

Existem duas formas de conhecimento:

• FÍSICO: ligado às ações físicas, onde o sujeito age sobre os objetos(prende-se à natureza dos objetos explorados);

• LÓGICO-MATEMÁTICO: ligado às ações lógico-matemáticas, onde o sujeito enriquece os seus conceitos com novas propriedades erelações (ultrapassa a simples exploração, ação intelectual).• O processo de construção da inteligência dá-se a partir de dois aspectos:

1. FUNCIONAL: são as características biológicas e hereditárias, sendo estasinvariantes no decorrer da vida. É este aspecto que caracteriza suaabordagem teórica enquanto Embriologia Mental. " A inteligência traz umamarca biológica, e este marca define suas características essenciais."(PIAGET, 1972). A inteligência, então, parte inicialmente de processosorgânicos. Divide-se em:

1.1 Hereditariedade Específica: estruturas biológicas propriamente ditas, quedeterminarão as percepções mentais de cada indivíduo. Esta hereditariedadepode facilitar ou dificultar a aquisição do conhecimento.

1.2 Hereditariedade Geral: herdamos algo que nos permite superar aslimitações biológicas. Temos uma dotação biológica que pode servir comoobstáculo ao nosso progresso intelectual, porém temos um "algo mais" quefaz com que superemos tais obstáculos, em direção à realização intelectual,que também é inerente ao ser humano. Não herdamos estruturas cognitivasprontas, e sim uma maneira individual para atuarmos no ambiente, que sedesenvolverão a partir do próprio funcionamento intelectual.

Tal funcionamento possui elementos fundamentais e invariantes:

1.2.1- ORGANIZAÇÃO: são as estruturas intelectuais, que diferem emestágios de desenvolvimento. Depende de ações intelectuais e da dotaçãobiológica.

1.2.2. ADAPTAÇÃO: é a busca de comportamentos mais adaptativos,impostos pelo ambiente físico e social, através do rompimento do equilíbrio.

Possui os seguintes processos complementares:

* ASSIMILAÇÃO (solucionar novo situação a partir de estruturas mentais jáformadas);
* ACOMODAÇÃO (modificação de estruturas antigas para dominar a nova situação).

2. ESTRUTURAL:  possui os seguintes elementos:

2.1. Mudanças Evolutivas: para que haja o desenvolvimento pleno do serhumano, como também sua evolução, é indispensável um constanteprocesso de equilíbrio - desequilíbrio - equilíbrio.

2.2. Estruturas Cognitivas: são os chamados ESQUEMAS, ou seja,instrumentos de aprendizagem e troca do sujeito com o meio. É um padrãointerno adquirido pela experiência; representação abstrata dos elementosessenciais da experiência. Composto de representações, que resultam daexposição a eventos, a partir da interação , surgindo unidades estruturaisbásicas de pensamento e ação. No início são contínuas, sendo construídaspouco -a- pouco, determinando a progressão dos conhecimentos numacomplexidade crescente, possibilitando a organização cognitiva. Embora sejam construídas a partir das ações intelectuais, sua gênese encontra-se nofuncionamento biológico, mais precisamente no sistema nervoso.

3. PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

É importante salientar que a inteligência relaciona-se com a adaptação psicológica ao meio. O ato inteligente envolve, portanto, a execução decomportamentos complexos, que podem ser variados em função da situaçãoambiental. Inteligência refere-se à possibilidade de variar as formas, asmaneiras de ação em vista de um objetivo. Para tanto, o sujeito precisa deestruturas cognitivas capazes. Os períodos que Piaget estudou e elaborouem sua teoria relacionam-se exatamente com o desenvolvimento capacidades.

3.1. PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR (O-2 anos): recém -nascido dispõe dereflexos hereditários, aos quais vão se acrescentando, a partir da exploraçãodo meio, adaptações que serão repetidas, fixadas e adquiridas.

3.2. PERÍODO PRÉ-OPERACIONAL (2-7 anos): sujeito passa a captar seumundo, através de sucessivas adaptações, na busca da manutenção daharmonia (processo de equilíbrio-desequilíbrio). Começa a atuar com maislógica e coerência. Quanto ao funcionamento intelectual, este desenvolveestruturas cognitivas cada vez mais complexas. O pensamento, nessa fase,possui as seguintes características:• • Equilíbrio• Justaposição• Transdução• Sincretismo• Irreversibilidade• Centração• Realismo intelectual• Animismo• Artificialismo

3.3. PERÍODO OPERACIONAL CONCRETO (7-12 anos): incremento dopensamento lógico. Aparecimento de atitude crítica em lugar da tendêncialúdica do pensamento. Capacidade de realizar operações mentais complexase reversíveis (à toda operação racional corresponde uma operação simétricaque permite o retorno ao ponto de partida). A criança passa de um estado deindiferenciação, de desorganização do pensamento, para uma compreensãológica e adequada da realidade, percebendo-se como um indivíduo entreoutros, como um elemento de um universo, que gradativamente passa aestruturar-se pela razão.

3.4. PERÍODO DAS OPERAÇÕES FORMAIS (12 anos em diante): formação deesquemas conceituais abstratos. Indivíduo interage com toda a sociedade etorna-se capaz de agir sobre ela e modificá-la, atingindo, portanto, amaturidade.

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