BEM VINDO




28 de ago de 2010

A IMPORTANCIA DA INTERNET PARA O CRESCIMENTO DO ENSINO A DISTANCIA.

A IMPORTANCIA DA INTERNET PARA O CRESCIMENTO DO ENSINO A DISTANCIA.

O ensino a distância é antigo. Lembro que na minha infância na minha casa nós ouvíamos muito um programa de uma rádio AM de São Paulo e um dos principais patrocinadores era uma escola que oferecia cursos a distância por correspondência. Isto lá no início dos anos 80. De lá pra cá houve avanços na educação e no ensino a distância, mas é a partir da internet que esse mercado ganha proporções. Por isso a importância da internet para o crescimento do ensino a distância é acentuada, principalmente se analisarmos os principais benefícios que a internet trouxe para a educação a distância. Vamos a eles:

Modelo interativo de ensino

A internet é interativa, a educação também deve ser. Com a internet tornou-se possível reproduzir praticamente tudo que ocorria em uma sala de aula presencial. Sob esse aspecto a importância da internet é maximizada e a torna uma ferramenta essencial para o crescimento do ensino a distância.

Dentro deste modelo interativo temos: vídeos-aula, provas online, simulados, reprodução de cenários por animações, fóruns entre alunos e/ou professores, etc.

Redução de custos para as escolas e para os alunos

Uma das grandes barreiras da educação no Brasil sempre foi o custo. O custo operacional das escolas era alto e com isso tornava-se inviável para muitos alunos.

Com a internet as escolas, especialmente as faculdades, conseguiram baixar e muito os custos, já que um único professor consegue dar aulas para milhares de alunos ao mesmo tempo e sem ocupar espaço físico da instituição, como salas, cadeiras, estacionamento, etc. Isto fez com que os custos fossem reduzidos e repassados para os alunos.

Mensalidades baixas atingiram as classes sociais mais baixas

Não se engane, a educação a distância ainda é coisa de classes sociais mais baixas, claro que há exceções! As classes A e B ainda continuarão frequentando a USP, PUC, UNESP, UNICAMP, etc. Para esses, creio que o cenário não tenha mudado muito.

A redução nos valores das mensalidades beneficiou as classes mais baixas que em muitas vezes não iria frequentar uma faculdade pelos altos custos até então.

Educação a distância no interior do pais

Importância da internet para o crescimento do ensino a distância também foi sentida no interior do pais, em localidades com escassa oferta de cursos, nestes locais a internet proporcionou novas oportunidades de estudos sem precisar de investimentos públicos no local.

A classe trabalhadora volta à escola

Outro ponto da importância da internet para o crescimento do ensino a distância é o fato dela trazer muitas pessoas que já estão no mercado de trabalho mais que não havia concluído o curso superior, por exemplo. Muitos por falta de tempo ou pela impossibilidade de conciliar trabalho, família e escola. Este exemplo se aplica muito bem à minha casa, onde eu e a minha esposa estamos cursando uma faculdade, muitos anos após termos parado de estudar.

PS: Na escola que ela estuda e na minha também é possível observar que "aparentemente" a grande maioria das pessoas está na mesma situação.

Conclusão

A internet tem um papel fundamental no crescimento do ensino a distância e na medida em que novos usuários aderem ao uso da internet sua importância vai sendo maximizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário