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28 de ago. de 2010

Esclarecendo as dúvidas mais comuns sobre proposta pedagógica

Esclarecendo as dúvidas mais comuns sobre proposta pedagógica



O que significa dizer que a escola é sócio-interacionista?
Significa que a escola concebe a criança como um ser sócio- histórico que constrói o conhecimento a partir da sua interação com o meio, ou seja, a criança já nasce com potencial para desenvolver e aprender, mas é na sua relação com o meio (objetos, pessoas, situações...) que este desenvolvimento/aprendizagem irá se concretizar. Para isso a escola deve oferecer um espaço e um tempo rico em possibilidades.

Como vocês trabalham limites? É verdade que a escola construtivista deixa a criança fazer o que quer?
Os limites devem e necessitam ser trabalhados sempre, pois o limite é estruturante e prepara a criança para viver em sociedade e trabalhando no sentido de desenvolver a auto-disciplina na criança. Isso quer dizer que a criança deve ter consciência das consequências de seus atos e agir com responsabilidade e autonomia. Para tanto precisa compreender o porquê das regras estabelecidas, e de preferência, fazer parte da construção das mesmas. Desta forma, acreditamos num futuro em que os adultos, por exemplo, usarão o cinto de segurança, não porque serão multados, mas porque têm consciência da necessidade de prevenção.

Como preparar os alunos para o ingresso em outras escolas?
Garantindo um ensino de qualidade onde a criança é considerada em sua individualidade e é atendida conforme as suas necessidades. Além disso, nas séries finais, existe todo um processo de preparação para esta transição junto aos pais e as crianças.

Como é corrigido o erro da criança?
Instigamos a criança a perceber e corrigir por ela própria, comparando, questionando, instigando o seu raciocínio.

A partir de que idade as crianças levam tarefas para casa?
A partir do Infantil IV (por volta dos 4 anos). Antes disso os desafios para casa são através de pesquisas e pequenas vivências realizadas, principalmente com o intuito de envolver os pais com a proposta da escola.

Aplicação de provas para avaliar as crianças do Ensino Fundamental?
Realizar atividades para serem aplicadas individualmente. No entanto, não as nomear de provas nem atribuíção de notas, pois não se considera necessário quantificar os erros e acertos, e sim identificar as facilidades e dificuldades das crianças a fim de redirecionar o planejamento.

Além disso, este não é o único instrumento de avaliação utilizado. As crianças também são avaliadas através da participação diária nas atividades, das tarefas de classe e de casa, da RI (Revisão Individual) aplicada bimestralmente, da auto-avaliação grupal e individual e dos conselhos de classe. Na Casa da Tia Léa o objetivo não é julgar, mas ajudar a criança no seu processo de crescimento.

A tarefa de casa é orientada em classe? E quando a criança não consegue fazer, como os pais devem ensinar?
A tarefa de casa é orientada em classe, porém, caso a criança não consiga realizá-la os pais devem instingar o seu raciocínio lógico, evitando dar respostas prontas. O ideal é que a criança faça do seu jeito a fim de que a professora possa identificar seu nível de aprendizagem e trabalhar em sala.

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