BEM VINDO




28 de ago. de 2010

A IMPORTANCIA DA INTERNET NA ESCOLA.

A IMPORTANCIA DA INTERNET NA ESCOLA.


Segundo Beatriz Gomes Nadal(Formação de professores e escola na contemporaneidade, Editora Senac), a educação é milenar, a escola, secular. Se a educação vive momentos de mudanças, que dirá a escola. A internet é um dos fatores de mudanças na escola atual. Veremos abaixo alguns fatores da importância da internet na escola.

Ampliar o conhecimento dos alunos

A internet possibilita pesquisa e conhecimentos. Não há limite para a exploração do conhecimento na internet. Para se ter uma ideia, só a Wikipédia tem mais de 10 milhões de verbetes e artigos e esse número não para de crescer.

Maior aproximação da escola com a sociedade

Importância da internet na escola é também marcada por uma maior aproximação da escola com a sociedade. Com os diversos recursos da internet é possível criar uma escola onde os personagens não seja apenas alunos, professores e profissionais da educação, mas toda a sociedade pode ser incluída em uma vasta gama de interação.

Na internet, escola é uma rede social

Luli Hadfahrer, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, afirmou que a escola é uma rede social onde as pessoas estão muitas vezes mais interessadas em relacionamentos. Com a internet isso torna mais evidente, já que as redes sociais tornaram parte da vida das pessoas. Não seria então a hora de tornar a escola uma verdadeira rede social do conhecimento?

Promover a pesquisa

A importância da internet na escola pode ser mais proveitosa se professores e educadores de uma forma geral estimularem seus alunos à pesquisa. A promoção da pesquisa é muito comum nas universidades, mas deveria ser padrão desde a infância. A internet ajuda nisso, pois cria ferramentas e conteúdos para tal.

Interdisciplinaridade

A internet é interdisciplinar, a escola, também. É de suma importância que os alunos percebam esses traços e consiga usar os diversos recursos interdisciplinares da internet na construção de um conhecimento que tanto na escola como na sociedade é cada vez mais interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário