Instituto Sumaré de Educação
Superior
Disciplina: PPII- Projeto Profissional Interdisciplinar.
Professora:
Aluno: Claudia Fernanda de Mello
Assunto: Ambiente alfabetizador na creche
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Referência Bibliográfica: ROSEMBERG,
Fúlvia. Raça e Educação inicial. Fundação Carlos Chagas e Puc- SP.
Rev. Card. Pesquisa, São Paulo, p. 24- 34. São Paulo, maio. 1991.
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Texto da Ficha: O texto “Raça e educação
inicial” de Fúlvia Rosemberg, informa uma seleção e análise dos dados
coletados pelas PNADs, de 82,85 e 87 sobre creche, pré escola e séries
iniciais do 1° grau, mostrando que a educação para crianças negras tem
qualidade inferior que de crianças de outras etnias. Autora enfatiza a
importância de se trabalhar deste os primeiros anos da criança na escola, com
o tema preconceito, pois com isso irá
melhorar a qualidade dos alunos negros que acabam sofrento preconceitos deste
muito cedo, não permitindo que muitos se socializem, porém lutar contra o
preconceito é uma decisão que precisa ser feita coletivamente, ou seja, da esola, da casa, não é uma
responsabilidade só de quem é discriminado.
Alfabetizar não se resume, apenas, ler e escrever, vai muito além,
pois atraves dela irá permitir ao indivíduo reconhecer sua identidade, seu
lugar social e sua própria história.
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem, nossa sociedade, é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países, exemplo, orientais, italianos, além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. A sociedade brasielira por ter grupos diferenciados no plano social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. Para a escola o desafio é investir na superação da discriminação e proporcionar à criança a riqueza representada pela diversidade étnico-cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Mudar essa situação e auxiliar para que não aconteça na construção da auto-imagem das crianças em nosso país, onde o negro se sinta submisso e o branco, superior, acontecerá em casa, com pais conscientes e principalmente nas escolas, através de iniciativas criativas desenvolvidas, buscará combater essa triste realidade, ensinando aos pequenos a terem consciência de uma igualdade Racial, objetivando a promoção da pluralidade cultural e assim acabar com o racismo.
Observando e compreendendo a socialização das crianças no
jardim de infância no que diz respeito a diferentes tipos de etnias e
culturas, implicará uma reflexão encima das alternativas disponiveis
atualmente sobre esses temas na alfabetização e letramento.
ROSEMBERG informa que analisar o como se ensina a relação
com o outro está muito ligado com o diagnóstico das boas práticas, mas também
dos eventuais efeitos perversos. Respeitar à diversidade é um direito de
todos os alunos junto com um desenvolvimento de uma socialização sem
discriminação, pois as diferenças não são impedimento para o cumprimento da
ação de educar, sendo, no entanto, fator de enriquecimento pedagógico.
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Comentários sobre a obra: Utilizar de materiais onde mostre e enfatize as diferenças
culturais através de uma utilização de imagens estereotipadas, mostrará
aquilo que os cientistas sociais têm recentemente vindo a chamar de
diferencialismo e com isso mostrará a criança nesse processo histórico uma
das piores formas de racismo.
Criar condições onde se tenha e seja desenvolvido respeito
pela diversidade, e trabalhar rotineiramente e não apenas em datas
comemorativas a questão do preconceito, faz com que a criança valorize as
diferenças, e isso é uma das responsabilidades das escolas em toda educação
básica, isso pode ser feito ao incluir na atividade permanente de leitura das
crianças, histórias vividas por representantes dos váriados grupos étnicos
desempenhando os mais diversos papéis, pois na literatura, os papéis
reservados aos negros sempre foram de personagens explorados, escravizados,
pobres, marginalizados, empregadas
domésticas e meninos de rua. A valorização da diversidade é dificuldada, pois
mostra uma ausência de negros no papel de heróis e princesas, e é de grande
importância para uma criança negra, ter referencias positivas da auto-imagem,
e para as demais crianças também é positivo, pois possibilita a construção de
uma imagem mais plural da sociedade.
É importante desenvolver esse trabalho na creche, pois
quanto mais cedo, se começar a conscientizar as crianças na conscientização
da quebra de barreiras do preconceito racial e mostrá-las que todas as
pessoas são diferentes umas das outras, tanto em cor, gosto, cultura, mas
cedo elas poderão se livrar do estigma da diferença racial que continua
presente em nossa sociedade. Fazer as crianças reconhecerem essas diferenças,
os professores, os pais, estará de certa forma, estimulando-as a conviver e a
aceitar essas características como sendo únicas e particulares de cada
indivíduo, livrando- as das marcas de segregação racial e étnica.
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Localização da Obra: Disponível em:
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