Utilizando o ábaco para subtrair
Ponto de partida
Leitura dos textos: Crianças e números, Senso numérico, e Utilizando o ábaco para subtrair do Programa Educar da USP, Campus São Carlos, e Conferindo contas", do site Educação.
Objetivo
A utilização do ábaco para fixar conceitos matemáticos. Reforçar a idéia de que a subtração não é uma operação complicada, mas somente a operação inversa à adição.
Estratégia
1) Enfatizar que, por exemplo, 123 é igual a 100 (centena) + 20 (dezena) + 3 (unidade), utilizando o posicional do ábaco;
2) Mostrar que, a cada unidade subtraída que alcança ou ultrapassa a dezena, empresta-se uma conta no palito do ábaco das dezenas;
3) Induzir, lentamente, a noção: "empresta um".
Atividades
1) Estudar a técnica do site acima para repassá-la aos alunos;
2) Utilizar o ábaco como ferramenta para melhorar a agilidade mental e o raciocínio lógico dos estudantes.
Sugestões
O professor pode contar à turma que alunos muito bem treinados no ábaco conseguem fazer contas mais rápido do que alunos utilizando máquinas de calcular. Há, na internet, vários programas gratuitos de computador para a utilização dos ábacos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário