BEM VINDO




19 de out de 2010

Jogo da forca na geometria


Especial para a Página 3 Pedagogia & ComunicaçãoIntrodução

A geometria possui muitas palavras interessantes e/ou complicadas que podem ser exploradas na sala de aula utilizando-se o famoso jogo da forca. Saber pronunciar e escrever as palavras da matemática, entendendo o seu significado, é um dos desafios dos programas e currículos escolares.



Objetivo

Utilizando o jogo da forca como recurso, desenvolver conceitos geométricos. Mostrar a importância das palavras para qualquer tipo de conhecimento, apresentando-as como geradoras de ideias e de atividades divertidas.



Estratégias

1) Apresentar para os alunos as regras do jogo da forca, mostrando os critérios que serão utilizados para contabilizar os erros.


2) Desenhar o boneco que será utilizado na forca, mostrando as partes do corpo que serão usadas a cada erro cometido nas hipóteses testadas.


3) Mostrar alguns exemplos com palavras da geometria que já foram utilizadas em sala de aula. Por exemplo, HEXÁGONO.


4) Definir com os alunos que as primeiras palavras do jogo serão escolhidas pelo professor. O aluno que quiser arriscar a letra no jogo deverá levantar a mão para participar.


5) Anotar na lousa as letras que já foram utilizadas, para que os alunos proponham novas hipóteses.


6) Na conclusão ou descoberta da palavra proposta, o aluno que acertou a última letra - ou a palavra -, conseguindo escapar da forca, deverá desenhar na lousa a imagem da palavra geométrica correspondente. Por exemplo:

Página 3

7) Formar duplas e pedir que desenvolvam esse mesmo jogo. Orientar os alunos para que consultem os cadernos, a fim de pesquisar novas palavras.



Atividades

1) Pesquisar novas palavras (da geometria) utilizando dicionários. Em seguida, escrever o significado e fazer o respectivo desenho. Depois, apresentá-las à classe.


2) Escrever uma pequena história com as palavras que foram utilizadas durante o jogo da forca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário