BEM VINDO




19 de out de 2010

Estados da água




Objetivos

•Reconhecer os diferentes estados físicos da água.
•Compreender a relação entre a temperatura e mudança de estado físico da água.



Comentário introdutório

A água é um recurso natural e sabe-se que há aproximadamente dois milhões de anos atrás existiu a Época Glacial, quando ocorria grande incidência de geleiras nos hemisférios Norte e Sul.

Vale ressaltar que a quantidade de água existente no planeta Terra permanece constante desde a sua formação, o foco da discussão é em que condições ocorrem às mudanças de estado físico da água.

Este recurso pode ser encontrado na natureza em diferentes estados (sólido, líquido e gasoso), podendo-se observar também algumas mudanças de estado conforme a temperatura do ambiente, por exemplo, passando do estado líquido para o gasoso (evaporação).



Estratégias

1) Levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais como:

•Qual sua utilização?
•Encontramos água sempre da mesma forma?
•O que acontece se colocarmos água no freezer, por exemplo?
•E se aquecê-la? O que acontece?
•Por que o vidro do carro embaça quando está frio? Explique.

2) A partir das respostas, o professor poderá propor uma aula de observação utilizando um recipiente com cubos de gelo e outro recipiente com água fervendo. E com o auxílio de um termômetro medir a temperatura de cada um dos recipientes. Durante esta simples observação o professor estimulará com diversas perguntas a fim de que percebam as mudanças de estado da água, como por exemplo, o gelo voltará a ser água líquida, relacionando assim a mudança de estado a temperatura.

3) Posteriormente as informações poderão ser sintetizadas completando o esquema abaixo:


Folha Imagem


Sugestões e dicas

1) O professor poderá propor como tema de pesquisa, a definição de ponto de fusão e ebulição e pedir para que os alunos representem em uma tabela, percebendo assim as diferenças entre os respectivos pontos em alguns materiais, como por exemplo, a água, o álcool, o óleo, etc.

2) Este assunto também poderá ser relacionado com o estudo do ciclo da água na natureza.

3) Os alunos poderão assistir a trechos do desenho; "A era do gelo", percebendo as modificações de estado da água, as adaptações dos seres vivos, suas dificuldades neste ambiente, etc.

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