BEM VINDO




22 de mar. de 2012

História do Dinheiro




História do Dinheiro

Este tema chama bastante a atenção dos alunos pelo fato do dinheiro estar bem presente na rotina das crianças. Assim, trabalhar com os alunos menores a questão de valores monetários utilizando-se de sistema de trocas com fichas coloridas pode dar uma boa base aos alunos. Esse pode ser o “dinheiro” que circula na classe em atividades como o mini mercado para compras.
Uma atividade para se trabalhar de forma interdisciplinar, principalmente com história, geografia e matemática é justamente estudar a história do dinheiro especificando seu uso e valor dado a ele em diversas civilizações. Os alunos podem ser divididos em equipes e cada uma ficará responsável por pesquisar uma civilização antiga, pesquisando sobre sua localização, influência do comércio, tipo de moeda assim como a divisão do dinheiro. Dessa forma é interessante também trabalhar a evolução da moeda no Brasil, sendo que os grupos devem ser divididos por época de vigência daquele tipo de moeda.
Com os alunos mais velhos pode ser sugerido uma pesquisa e debate posterior a respeito das desvalorizações da moeda e como elas influenciam no cotidiano das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário