BEM VINDO




31 de jan. de 2013

Textualidade


Textualidade

A textualidade diz respeito ao predomínio de alguns elementos essenciais à clareza, precisão e objetividade do discurso.


A textualidade caracteriza-se pela materialização de alguns aspectos que tendem a tornar clara toda e qualquer mensagem
A textualidade caracteriza-se pela materialização de alguns aspectos que tendem a tornar clara toda e qualquer mensagem



Encontrar-se diante de um espaço, o qual lhe permitirá estabelecer um pouco mais de familiaridade com os requisitos promulgados pela linguagem escrita, é, sobretudo, priorizar e conscientizar-se de que determinadas habilidades são mesmo indispensáveis.

Assim, procurando nos subsidiar cada vez mais em tais princípios, preparamos esta seção, com a qual você passará a se interagir de forma mais direta com as elucidações aqui firmadas, todas atendendo a um só intuito: o de fazer com que você aprimore tais competências. Competências estas norteadas pelo fato de que as interações linguísticas que travamos habitualmente se constituem de uma finalidade, ou seja, o emissor, ao se posicionar como tal, pretende atingir algo, cujo alvo principal é o receptor. Para tanto, não basta apenas comunicar, é preciso que essa comunicação esteja clara, objetiva, precisa. Esses aspectos somente se materializam por intermédio de alguns fatores essenciais à boa qualidade de todo e qualquer discurso, sobretudo aquele retratado por meio da escrita.

Nesse sentido, razões parecem se avolumar e, consequentemente, instigar-nos a trilhar pelos caminhos, embora muitas vezes tortuosos, mas que nos conduzem ao encontro das escolhas corretas, em se tratando do léxico; da organização adequada, fazendo referência à distribuição dos parágrafos; da precisão certeira, aludindo, sobretudo, à construção do discurso propriamente dito; não importando, pois, a que objetivo, a que pretensão se deseja chegar.

Sinta-se à vontade, pois o ambiente se materializa todo franqueado a você, estimado (a) usuário (a), cujos propósitos parecem casar muito bem com todos os pontos relevantes daquilo que designamos como fator de TEXTUALIDADE! Sinta-se à vontade e usufrua das informações!!!

FONTE: WWW.BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário