Claudia Fernanda de Mello
O trabalho com projeto permite a escola integrar todo o corpo docente e realizar a
interdisciplinaridade de maneira a transformar os momentos de ensinoaprendizagem
em al continuo sem interrupção ou fragmentação devido as divisões
entre as disciplinas.
O tema proposto pelo grupo é mascaras, focalizando-as como uma manifestação
de arte visual dentro de diferentes culturas. “A dimensão social das
manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e
valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na
sociedade. A arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar tais
significados sociais. Essa forma de compreensão da arte inclui modos de
interação como a empatia e se concretiza em múltiplas sínteses.“ (PCN Arte pág
19) .
Vale ressaltar que não se conhece nenhuma civilização que não tivesse algum
tipo de máscara. Ela está presente nas cerimônias religiosas, nas práticas da
guerra e no teatro.
Plano de ensino
Mascaras
devido ao vasamento de radiação, o motivo das pessoas estarem usando
mascaras para proteger a saude.
O uso de mascaras, também tem uso justificado para evitar gripes
oupolinose(kafunsho), ou para quem trabalha em ambiente muito contaminado ou
cirúrgico.
Essa é apenas uma das ideias que se pode usar para se iniciar um plano de
ensino com o uso de mascaras, outro exemplo, é entrarmos no mundo de fantasia
que toda criança tem e perguntarem quais são seus super-heróis preferidos, os
meninos irão dizer, Batman, Homem aranha, Homem de Ferro, Power Rangers,
enfim, vários, e as meninas, irão dizer Mulher maravilha, mulher gato, Bat Girls e
outras, partindo disso, podemos iniciar uma discussão, perguntando o que todos
tem em comum, no caso é a mascara, e daí tirar da criança.
Por que super-heróis usam mascaras?
O uso de revistas em quadrinhos com os personagens preferidos deles, é outra
sugestão.
Festas de aniversários com os temas que eles escolherem.
Podemos usar algum jornal que tenha alguma noticia sobre algum ladrão que
usou mascara para um assalto.
Por que o ladrão, usa mascara?
Atraves dessa pergunta, podemos saber o que a criança pensa, sobre o uso
negativo da mascara, e o que diferencia com o motivo dos super-heróis també
usá-las.
Carnaval, Dia das Bruxas, são outros exemplos de dias comemorativos que
podemos usar para contextualizar o uso de mascaras para um plano de ensino.
Depois é aplicar o plano de ensino.
PROJETO
Tema : Máscaras
Justificativa: apresentar as máscaras nas diferentes culturas, reforçando seu
caráter artístico. Investigar os usos e significados da máscara dentro de cada
sociedade e / ou época.
Objetivos:
Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico
contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo
observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do
patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de
diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais;
Identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho
e da produção dos artistas;
Identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e
compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas
presentes na história das diferentes culturas e etnias;
Procedimentos:
Análise de diferentes máscaras e seus usos;
Troca de informações sobre os objetos de estudo;
Formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados;
Confecção de máscaras;
Desenvolvimento das atividades:
ATIVIDADE 1:
Pedir para que as crianças tragam máscaras que possuem em
casa e com esse material em mão realizar uma roda de conversa fazendo
algumas perguntas, como:
Por que você trouxe essa máscara?
Quando você usou essa máscara?
De onde veio essa máscara?
Para que serve essa máscara?
ATIVIDADE 2:
Apresentar imagens de mascaras de diferentes culturas e épocas e
permitir que as crianças expressem suas idéias e emoções. Enquanto analizam as
imagens o educador poderá realizar algumas perguntas:
Vocês conhecem essas máscaras?
De onde elas vieram?
Para que elas servem?
No que elas são parecidas? E no que se diferenciam?
De que material elas são confeccionadas?
O professor realizara a leitura do texto “História das Máscaras” de Ana Lucia
Santana.
ATIVIDADE 3:
Visitar ao museu Afro- Brasil e/ou Pavilhão das culturas
Brasileiras.
ATIVIDADE 4:
Apresentar a história de cada máscara e a cultura ela está inserida.
Discutir as diferentes funcionalidades das máscaras.
ATIVIDADE 5
: Cada aluno deverá confeccionar uma máscara utilizando diferentes
tipos de materiais e levando em consideração as características e funcionalidade
da máscara em questão.
ATIVIDADE 6:
Exposição das máscaras confeccionadas pelos alunos junto com
explicação sobre seus usos.
Interdisciplinaridade
História: O professor de história poderá contextualizar as máscaras dentro de sua
cultura e época, relacionando sua importância para determinada sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário