Claudia Fernanda de Mello RA:
0922981
Arte
de Rua.
O
Grafite é uma forma diferente de manifestação de sentimento,
estado de espírito, de chamar a atenção para determinadas causas,
ou algum tipo de homenagem.
Sem
querer abrir aqui um debate sobre a as inúmeras opiniões sobre o
grafite, como forma de vandalismo, o que obviamente incomoda aqueles
que vêem as suas paredes pintadas ou simplesmente rabiscadas, sem
estética e sem prévia autorização.
Entendo
que na grande maioria dos casos é realmente uma invasão do espaço
público ou privado.
O
que poderia ser feito é a criação de espaços específicos, zonas
livres para que se pudesse fazer essas obras, com prévia
apresentação de um projeto que não poluísse os espaços e lugares
públicos.
Um
Lugar que pode se ver vários artistas, do grafite é o Sesc Santana
em sua parede lateral, os grafitess retratam a cidade com cenas
cotidianas em vários momentos do dia.
Foto
acima se localiza próximo da Faculdade na Av. Sumare com Av.
Henrique Schaumann.
A
foto acima é de um mural que se localiza na Av.
23 de Maio, sob o viaduto Tutóia (do lado direito de quem vai do
centro em direção ao Ibirapuera), é bem bonito, tambem vale a pena
conferir.
Museu
Sitio Morrinhos
Numa
quinta feira, exatamente 10-03-2011, fui com minha sobrinha de 12
anos ao Sítio Morrinhos que fica na Rua Santo Anselmo, 102, Casa
Verde / Limão, próximo da minha casa é um tipo de museu, ele esta
instalado em uma casa bandeirista construída em 1702, tipo essas
casas com senzala nos fundos e erguidas com a técnica de taipa de
pilão, pelo menos foi o que disse a guia do museu, mas também por
armazenar estimados 100 000 itens, com datas que variam de 8 000 a
cinquenta anos atrás. Todo o material foi removido do solo da cidade
a partir de 1979, quando começaram as primeiras atividades de
escavação por aqui. Esse acervo de heranças paulistanas não para
de crescer. Iniciado em abril de 2008, interrompido duas vezes por
questões burocráticas e finalizado em junho de 2010, o trabalho de
busca no Solar da Marquesa de Santos, casarão da amante de dom Pedro
I, encontrou 10 000 itens, também no museu se encontra itens de
materiais indigenas e muito mais.
A
foto acima é uma funerária indigena encontrada no século XIX: uma
das peças mais raras e uma das principais atrações.
Exposição
ao Masp.
Fui
ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista dia
11-03-2011, que tinha como programação a mostra Obsessões da
forma, nessaa exposição vi obras de artistas internacionais e
reconhecido mundialmente como August Rodin, Edgar Degas, Brecheret e
Felicia Leirner, e também artistas brasileiros do seculo 19 e dos
dias atuais.
A
exposição em si parece um confronto, por isso foram organizadas em
grupos tematicos que reunem vários estilos ou obsessões.
A
Bailarina de 1 anos – 1880 de Edgar Degas.
A eterna Primavera de Bronze de
August Rodin.
Fora as obras que se encontram
sempre dos renomados artistas brasileiros e estrangeiros, como Van
Gogh, Cézanne, Monet, Renoir, Goya, Portinari , entre outros.
Lembrando que o valor para
apreciar a exposição é de 15 reais.
Espetáculo
de Dança
Dia
17-03-2011, fui à um espetaculo de dança classica maravilhosa que
aconteceu no Sesc Pinheiros, na qual foi criada e mantida pelo
Governo do Estado, adorei, o espetaculo de chamava Legend
de John Cranko, o genero de dança é ballet classico, muito intenso,
valeu muito apena ter assistido. Tirei algumas fotos, mas elas em si
não mostra o como foi boa a apresentação. O Valor é inteira R$
4,00 e meia R$ 2,00.
Espetáculo musical
Hamlet
Dia
26-03-2011 fui a esse espetáculo com uma amiga que já frequenta
esse lugar há muito tempo e fui para conhecer, na verdade nem sabia
que era um musical, somente que era um teatro aberto ao publico.
Na
Verdade o espetaculo é uma montagem, inspirada no clássico do
inglês William Shakespeare, é uma releitura contemporânea que
apresenta Hamlet como um portal que toca profundamente a vida, a
morte, o amor e a arte.
E, para montá-lo agora, ele enfrentou clichês que sobrevivem nos
dias de hoje e provocam reencontros com ditados e máximas
calcificados com o passar do tempo. Enfim, os textos de Shakespeare e
a iluminação, salta do pensamento, concebendo um Hamlet trespassado
por outros personagens, imagens, textos e vozes em tons musicais que
ecoam e espelham diferentes.
O
Espetáculo vai até Julho, é de quinta a sábado, às 20h30 e aos
domingos, às 19h30 no
Centro Cultural Fiesp localizado na Av. Paulista, 1313 (Cerqueira César). Os Ingressos são Grátis, (A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia da apresentação). Seu publico alvo é voltada para crianças, por ser uma reileitura bem simples da obra.
Centro Cultural Fiesp localizado na Av. Paulista, 1313 (Cerqueira César). Os Ingressos são Grátis, (A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia da apresentação). Seu publico alvo é voltada para crianças, por ser uma reileitura bem simples da obra.
Teatro
de Rua
Reis
Da Fumaça.
Dia
30-03-2011 fui ao centro para uma entrevista e vi um aglomerado de
pessoas na praça da Republica me aproximei e vi que iria se iniciar
uma peça de teatro, parei e fiquei um pouco para assistir.
A
peça se chamava Reis de fumaça
é um espetáculo composto de recriações de danças dramáticas
populares, depoimentos de personalidades ligadas a estas
manifestações, histórias relacionadas à escravidão no Brasil,
poesias, músicas populares de diversas origens, lembranças e
experiências pesquisadas pelo elenco. Tem como funçao nos passar
uma mensagem sobre preconceito, racial, financeiro e cultural, muito
interessante.
Achei
uma ótima iniciativa cultural exposta ali para o publico, o nome da
escola de teatro é Cia do Feijão.
São
3 exibições gratuitas,
às quartas-feiras, ao meio dia, na
Praça
da Liberdade e Praça da República.
Sintese
sobre o que aprendi sobre a arte com as minhas visitas realizadas.
A
relevância da arte e seu fazer artístico não se limita ao simples
papel recreativo, mas deve ser compreendido como instrumento
pedagógico que viabiliza e contribui para o desenvolvimento das
crianças que ampliam seus olhares em relação ao mundo, seu
potencial cognitivo, seu emocional etc, por outro lado também o
educador (a) precisa acreditar que as crianças são capazes, são
criadoras, são sujeitos. Estas crianças se enxergam como alguém
capaz de criar, atribuir sentidos, construir relações,
contextualizar, analisar, e comparar aquilo que faz parte de seu
cotidiano, através de uma linguagem única: a arte.
Nesta
direção, estas crianças se reconhecerão como participantes e
construtores de suas próprias aprendizagens e saberes tão
necessários à formação humana de cada indíviduo.
Com
relação ao como fazer isso dentro da sala de aula ou na escola vai
estar diretamentamente atrelado ao que acabei de expor acima. Desse
modo os(as) educadores(as) em primeiro lugar, precisam acreditar nas
crianças. Acreditar que elas, mesmo diante das mais diversas
dificuldades, tanto de materiais como de recursos humanos são
capazes de produzir, de criar, de representar, de pensar sobre.
Sem
essa percepção inicial por partes dos (as) educadores(as) poderemos
ter todos os recursos possíveis e o fazer artístico ficará ainda
reduzida às atividades de coordenação motora, de passa tempo, de
conotação decorativa, etc.
Nesse
sentido, a arte não pode reduzir-se num elemento decorativo e
festeiro. A arte valoriza a organização do mundo da criança, assim
como o relacionamento com o outro e com o seu meio. Estimular o
ensino da arte nesta perspectiva tornará a escola um espaço vivo,
contribuindo assim para o desenvolvimento pleno de seus educandos.
Arte
Visual quer dizer arte que pode ser vista, ou seja, não é apenas os
desenhos feitos pelos alunos, são também obras de arte, escultura,
artesanato, pintura, gravura, fotografia, cinema, nas quais a maioria
estão expostos em museus e muitas vezes nas ruas atraves de arte de
rua, os famosos grafites, que não deixa de ser uma arte visual, de
igual importância como conhecimento cultural para as crianças.
O professor tem como papel, de mostrar todas as formas de artes visuais. Oferecer releitura de obras de arte, e realizar esta atividade juntamente com os alunos, mostrando as diversas cores existentes na obra, não somente pedir aos alunos que desenhem o que estão vendo.
Levá-los ao museu é muito valioso, eles podem apreciar diversos tipos de pinturas utilizadas pelos artistas, maneiras de pintura, neste momento o professor pode aprofundar, falando sobre o artista. Como fui a alguns museus, vi imagens de artistas nas quais gostei , porem outras obras que menos gostei, mas isso é válido na arte, pois podemos discutir com as crianças sobre isso.
Sobre teatro, apesar de muita das vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura.
Para
as crianças, o teatro ajuda no seu desenvolvimento e formação,
despertando o desejo pelo conhecimento e por isso que ele deve ser um
complemento na educação básica de todo o jovem, pois ele auxilia
trazendo a informação
e entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida.
Pela
arte podemos ver com os olhos dos outros. O teatro tem o poder de dar
voz àqueles que ninguém escuta.
Acredito
que o teatro deveria ser acrescentado nas grades curriculares para
que assim o aluno tenha mais vontade e desejo pelo estudo, já que
poderia ser uma aula bem descontraída e divertida, mas que ao mesmo
tempo ensinasse muita coisa., pois muita peças tem conteudo
historico, que auxiliariam na educaçao das crianças, outras peças
tem como função social, de carater informativo, cito como exemplo a
peça de rua que assisti e que tambem não deixa de ser importante,
pois faz a gente pensar no que é certo.
Quando
a criança tem contato com esta cultura, a mesma pode ter um perfil
completamente diferente
dos demais, pois teve a oportunidade desde pequeno de poder apreciar
as diferentes culturas e sendo elas uma das melhores, o teatro.
Quando
ao espetaculo musical que assisti, achei realmente muito
interessante, pois o genero musical que foi feito esse espetaculo,
geralmente não é o meu tipo de genero musical, porem a mensagem que
nos passa e a forma do mesmo, faz com que a gente acabe gostando,
então acredito por experiencia própria que se apresentar esses
diversos generos musicais as crianças, seja muito importante para o
seu desenvolvimento cultural, pois há vários tipos de musicais, tem
operas, contemporaneas, tem generos caipiras e muitos outros.
A
musica é reconhecidamente uma prática social cujo aprendizado
contribui para o desenvolvimento psicomotor, emocional e afetivo, ela
tem características de envolver, unir, encantar, despertar emoções
e desejos nas crianças. Por intermédio dela (musica) a criança
extravasa suas angústias e medos, o que muitas vezes contribui para
o desenvolvimento do seu potencial criativo, que incide diretamente
na sua aprendizagem
A
música é entendida como catalizadora do desenvolvimento cerebral,
emocional, social e artístico dos indivíduos. A prática musical e
a aprendizagem pela música constituem instrumentos indispensáveis
para o desenvolvimento de competências chave para a vida em
sociedade.
A
música é um produto da arte que acompanha o homem, pois possui
significativas contribuições na provisão de meios que ajustam as
condições do viver humano; ela participa no processo do
desenvolvimento da personalidade e amadurecimento do caráter, abre
caminho ao entendimento para o estudo extra convencional da própria
música, anima todos os sentidos restaurando a alegria do ensinar e
do aprender em diferentes culturas.
Sobre
a apresentação de dança, tambem acho que tem a mesma importância
que o espetaculo musical, pois o homem em si é dieferente um do
outro, e geralmente nosso gosto de dança, musical tem haver de onde
moramos, do nosso estilo de vida e das pessoas que convivemos.
Em
nossos dias, cada vez mais toma-se consciência da importância da
dança como forma de expressão do ser humano. A dança hoje é
percebida por seu valor em si, muito mais do que um passa tempo, um
divertimento ou um ornamento, é assim que vejo, é mto mais que só
dançar, é vivenciar diferentes situações, é movimentar o corpo
de diversas maneiras,é de se descobrir, de se desafiar, é
compromisso, é dedicação, é superar limites.
Particularmente,
minha intenção com a dança é que ela seja um elemento de diálogo:
visual e comunicativa ela deve ser um elemento de lazer e educação.
A dança sempre me traz algo novo, inusitado, ela é uma arte única
que me oferece experiências singulares e me permite viver com mais
prazer, pois posso apreciar diversos generos de danças, apesar de
não dançar nada, como o samba, a valsa, o pop, e claro a minha
preferida a classica (ballet) na qual assisti um espetaculo, e
realmente acho lindo. Atraves da dança cresci como ser humano ela é
alimento para minha alma. E apresentar danças, com estilos
diferentes para as crianças tambem é uma forma de enriquecer e
adicionar seu gosto por algo além daquilo que ela conhece, pois a
dança, assim como a musica nos apresenta diversas culturas.
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