Faculdade Sumaré
Alfabetização e Letramento
Alfabetização
nas Ciências Humanas e Sociais
Professor Ramon
Claudia Fernanda, Débora, Érica Paskevicius, Sandra, Tatiana
PLANO
DE AULA
Tema
: a abolição da escravatura no Brasil
Público-alvo:
alunos do 5º. ou 6º. ano
Período:
uma semana (4 aulas)
Justificativa:
tendo em vista o recorte
histórico, presente nos livros didáticos, nos meios de comunicação
e no discurso de parte dos professores de História, que privilegiam
o fato histórico datado em 13 de maio de 1888, ao invés de todo o
processo histórico que culminou na assinatura da Lei Áurea, o plano
de aula se justifica.
Objetivos:
o objetivo específico
deste plano de aula é possibilitar aos alunos conhecerem outros
personagens da História do Brasil e algumas ações e idéias que
corroboraram com o processo da abolição da escravatura. Sendo o
objetivo geral do plano de aula que os alunos percebam e reflitam
sobre as vozes presentes nos discursos históricos e de que maneira
se constroem os fatos históricos.
Ações:
1 –
Informar aos alunos que o tema da aula é a abolição da Escravatura
no Brasil.
2 –
Perguntar aos alunos, de maneira informal, o que eles conhecem sobre
o tema.
3 –
Apresentar a Princesa Isabel e ler a Lei Áurea com toda a turma
(leitura coletiva).
4 –
Exibir (através de slides ou em imagens coladas na lousa) a imagem
de personagens históricos como José do Patrocínio, Francisco José
do Nascimento, Luis Gama, Joaquim Nabuco, André Rebouças, Castro
Alves, Zumbi dos Palmares, Cruz e Sousa, Angelo Agostini, entre
outros.
5 –
Perguntar de maneira informal se os alunos reconhecem estas pessoas.
6 –
Colocar o nome dos personagens históricos e perguntar novamente se,
pelo nome, algum aluno reconhece uma daquelas pessoas.
7 –
Separar as turmas em grupos de quatro.
8 –
Fornecer aos grupos poemas do Castro Alves, imagens da Revista
Ilustrada de Ângelo Agostini, dos escritos da Sociedade Brasileira
contra a escravidão, entre outras cópias de registros da época.
9 –
Pedir que os alunos leiam os registros e procurem neles algo que se
aproxime das pessoas apresentadas nos slides ou na lousa.
10 –
Pedir que os alunos coloquem suas observações.
11 –
Contar aos alunos a história de um daqueles personagens. Apresentar
trechos dos “Heróis de todo mundo”, do site
www.acordacultura.org.br.
12 –
Sugerir uma pesquisa mais aprofundada sobre um dos personagens
históricos apresentados (ou outros).
13 –
Fazer um paralelo com a condição de escravos nos dias atuais/ ou
refletir sobre os movimentos negros do século XX.
14 –
Produto final: livro, um teatro, um mural, um jornal, etc.
Avaliação:
contínua, através da
participação oral, nos grupos e no produto final.
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