CLAUDIA
FERNANDA DE MELLO
“O
FILME COMO FERRAMENTA DE APOIO NAS SALAS DE AULA”
Resumo
A
utilização de filmes no ensino principalmente da disciplina de
História é uma possibilidade bastante crescente, tanto pelo seu
valor enquanto registro de época, quanto pelo seu caráter
pedagógico. Foi a partir desta constatação que surgiu a ideia de
buscar uma metodologia que viesse fornecer ao educador subsídios de
como trabalhar o filme em sala de aula de forma construtiva e
crítica. E para saber utilizá-lo no conjunto das práticas
pedagógicas a serem aplicadas nas aulas de História e demais
disciplinas é necessário que o docente possua conhecimentos
fundamentais a respeito da sétima arte.
O
presente artigo, entretanto, não se constitui como um modelo ou um
padrão de práticas pedagógicas a serem aplicadas, pois cada
professor conhece diferentes maneiras de desenvolver seu trabalho
pedagógico. O que se pretende é trabalhar com objetivos bem
definidos e com um encaminhamento metodológico coerente, elaborados
a partir da leitura de material bibliográfico especializado e da
prática em sala de aula. Ao educador cabe o papel de exercitar a
consciência crítica de seus educandos que faz uso não apenas do
cinema, mas da mídia como um todo.
Introdução
O
rigor teórico metodológico desse tema, que é necessário para um
bom aprendizado dos educandos, refletir sobre a importância de
trabalhar com o cinema em sala de aula para desenvolver espectadores
que podem distinguir ficção de realidade; evidenciar os saberes
históricos do filme, desvinculando sua mentalidade comercial e
conduzindo para a reflexão e comparação com outras fontes de
pesquisa; produzir materiais que desenvolvam a consciência crítica
e reflexiva em torno das mídias, em especial o cinema; refletir
sobre a contribuição da linguagem audiovisual para a construção
do conhecimento histórico.
Os
professores utilizam filmes nas aulas desde o surgimento das
tecnologias que permitiram seu uso, no entanto sem um preparo
adequado, sem uma metodologia, o professor está aprendendo através
da sua prática, muitas vezes sem uma preocupação com o conteúdo
do filme e sem um conhecimento mais aprofundado do que eles
representam no ensino aprendizagem. Diante destas constatações,
verificou-se a necessidade de um estudo teórico mais detido de como
usar corretamente o filme nas aulas disciplinares, como utilizá-lo
como um auxiliar e reforço no desenvolvimento do aluno.
A
proposta apresentada foi criar uma metodologia apropriada para o uso
dos filmes nas aulas principalmente de História. O filme por si
próprio não acrescenta o conhecimento adequado aos alunos, é
necessário fazer do filme uma ferramenta auxiliar do professor, mas
com responsabilidade, e sempre os relacionando com os conteúdos
curriculares. Fazer um planejamento adequado desde a fase inicial,
tendo o professor um conhecimento prévio do filme a ser utilizado e
as etapas do uso em sala de aula. Todo e qualquer filme pode ser
educativo a partir do momento em que o professor se aproprie dele de
forma didática.
Utilizar
filmes e documentários nas aulas de História e demais disciplinas é
permitir aos alunos um conhecimento mais detalhado e elaborado sobre
o conteúdo que vem sendo ensinado em sala de aula. É formar no
aluno o gosto pelas imagens e sons e sua utilização como recurso
didático permite ao professor introduzir uma visão crítica sobre o
fato histórico trabalhado. O filme como um recurso tecnológico,
deve ser explorado pelo professor tendo em vista que as tecnologias
fazem parte do cotidiano dos alunos e os educadores não podem
manter-se alheios a esses recursos didáticos de enriquecimento do
conteúdo curricular. As escolas devem aprimorar suas práticas
pedagógicas. As tecnologias audiovisuais podem ser utilizadas pelos
professores como um elemento auxiliar do processo
ensino-aprendizagem.
Ademais,
o uso de novas mídias convida a refletir sobre o campo mais amplo
das práticas docentes. Questiona concepções de ensino e
aprendizagem. O professor deve repensar a sala de aula como um espaço
que não seja fechado e isolado do mundo, a utilização de filmes
não se limita somente na sala de aula, mas também em suas casas,
casas de amigos ou familiares.
A
escola ainda é o ambiente da oralidade e do giz. São muitos os
recursos a disposição para aprender e para ensinar. A resposta dada
pela escola até agora ainda é muito tímida, deixada a critério de
cada professor, sem uma política institucional mais ousada,
corajosa, incentivadora de mudanças. Está mais do que na hora de
modificar esta situação, inovar práticas, aprender fazendo para,
desta forma, conseguir uma prática pedagógica mais motivadora e
crítica. Todos os que estão envolvidos em educação precisam
planejar e executar ações pedagógicas inovadoras, com a devida
cautela, aos poucos, mas firmes e sinalizando mudanças. Sempre
haverá professores que não querem mudar, mas uma grande parte deles
está esperando mudanças, o que vale a pena fazer.
Ensinar
e aprender estão sendo desafiados como nunca antes postos no
cotidiano da escola. Há informações demais. Educar hoje é mais
complexo porque a sociedade também é mais complexa e as tecnologias
começam a estar um pouco mais ao alcance do estudante e do
professor. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar,
a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para
aprender, juntos ou separados. Deve-se trabalhar a linguagem
cinematográfica em sala de aula de forma que possibilite ao aluno
tornar-se um leitor crítico. Possibilitar ao aluno o acesso a
produtos culturais de qualidade e a compreensão do cinema como um
meio de comunicação entre diferentes culturas, considerando que
todos os filmes são históricos, pois representam uma determinada
época, e uma ideologia, sendo muito mais do que simples diversão.
Utilizar
o filme como um recurso didático para o ensino de História e demais
disciplinas, pois, entre todos os meios de comunicação, tem sido o
cinema o que tem despertado o maior interesse dos professores para
utilização em sala de aula, devendo relacionar-se as temáticas dos
filmes com os conteúdos programáticos das disciplinas.
Trabalhar
o filme em sala de aula com objetivos bem definidos e não
simplesmente ilustração de aulas e conteúdos. Investigar teorias
que abordem propostas metodológicas de como utilizar o filme nas
aulas de História. Utilizar o filme em sala de aula, de forma que as
aulas sejam dinâmicas e atraentes para os educandos.
A
utilização de filmes em sala de aula é uma prática que vem
ocorrendo nas escolas desde a década de 70, intensificando-se mais
no início dos anos 80 do século passado, graças à disponibilidade
desta tecnologia nas escolas e em seus lares, pois podemos trabalhar
como uma forma de tarefa de assistir o filme em casa e debater em
sala de aula.
O
filme é uma arte e o professor, como mediador, deve usá-lo com
critérios e habilidades para que ele se torne eficaz. O grande
desafio é a busca de uma metodologia que consiga transformar o filme
numa contribuição cultural, científica e social para melhorar as
condições de aprendizagem, especialmente na sala de aula.
Caberá
ao professor saber motivar o aluno, combinando arte e técnica.
Justificativa
Muitas
escolas e professores utilizam o filme de uma maneira equivocada,
como substituição de professores faltosos, substituição de
aulas teóricas quando o professor está cansado, utilização nas
aulas vagas e outras denominações que foram sendo criadas nas
escolas em função de sua má utilização, fazendo com que o aluno
não tenha interesse pelo que esta assistindo, mas trabalhando o
filme de uma forma motivadora o identificando com o gosto dos alunos
e com a disciplina, ele se torna um grande aliado no entendimento e
no aprendizado.
Segundo
a afirmação de Marc Ferro, (1992. p, 17) assim como toda a produção
cultural, toda a ação política, toda a indústria, todo filme tem
uma história que é História. Entre todos os meios de comunicação,
o cinema é o que mais desperta o interesse dos professores para
utilizá-lo em sala de aula como recurso didático, para uma melhor
compreensão dos conteúdos, que ajudam aos alunos de uma forma não
cansativa no aprendizado.
O
professor não pode manter-se alheio à influência que a imagem
(filme) tem na sociedade, pois corre o risco de ficar fora do
processo histórico em curso. É um recurso didático que permite um
grande enriquecimento para as aulas de todas as disciplinas. Como em
qualquer arte, o cinema exprime, direta ou indiretamente, os valores
da sociedade e do momento histórico no qual foi realizado. Cabe ao
professor aproveitar a oportunidade para despertar esses valores na
sala de aula e valorizar os elementos positivos que estão contidos
na película.
Sabe-se
que muitos professores encontram dificuldades para que o aluno
mantenha sua atenção voltada ao conteúdo ministrado em sala de
aula. A utilização do filme pode ser considerada muito importante
para auxiliar o professor, pois a projeção traz emoção e a partir
do momento que o professor consegue manter a atenção do aluno com a
imagem, esse professor tem maior chance de possibilitar a reflexão a
respeito de trabalhar sua disciplina.
Objetivo
O
Objetivo desse projeto é mostrar que a utilização do filme em sala
de aula é uma ferramenta motivadora que pode envolver várias
disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo tempo. De acordo
com Napolitano (2004, p.17) quanto mais elementos da relação ensino
aprendizagem, estimularem o interesse do aluno e quanto mais a
alfabetização, no sentido tradicional da expressão, estiver
avançada, tanto mais o uso do cinema na sala de aula será
otimizado.
A
escolha do tema sobre o uso de filmes em sala de aula surgiu de uma
necessidade prática, ou seja, uma forma mais elaborada e planejada
de como utilizá-lo em sala de aula. Ao
longo desse trabalho enfocará, que as escolas, ainda vêem o filme
como complemento de atividades educativas, como um reforço
ou, ainda, um recurso audiovisual na sala de aula e não como um
auxiliar que ajuda a compreender e conhecer novas culturas. Muitos
filmes dão ênfase a temas, como: desigualdade social, relações de
raça, imigração, democracia, tirania, possibilitando dessa forma,
a ampliação do conhecimento científico na sala de aula. De acordo
com Rosália Duarte (2002, p. 107), ver e interpretar filmes implica,
acima de tudo, perceber o significado que eles têm no contexto
social do qual participam.
Os
filmes funcionam como um “trampolim¨ ao conhecimento, despertam o
interesse e estimulam a curiosidade em torno de temas como o amor, o
sexo, as drogas, a discriminação, a literatura, a ideologia, entre
outros. O filme deve ser utilizado para a formação do aluno, para
que ele adquira a capacidade de julgar, comparando sociedades em
épocas diferentes, levando ao desenvolvimento do espírito crítico
e respeitando e aceitando as diferenças sociais. Mas é necessário
elaborar critérios adequados à utilização do cinema na sala de
aula. Não basta estar em dia com o uso das tecnologias. Não é o
filme o substituto do professor e nem seu uso pode ser aleatório. É
algo importante como um recurso para a aprendizagem e, por isso,
deve-se refletir sobre a sua utilização.
Metodologia
O
projeto será feito pelo método qualitativo , por bibliografias de
outros autores e também pelo método empírico por meios de
entrevistas feitas pela internet.
Revisão
da Literatura
Ficaram
claros os objetivos desse projeto a serem alcançados. Qualquer
filme, independente da sua temática e de seu gênero, pode ser um
documento para o estudo do passado remoto e recente. Afinal, as
imagens em movimento, embora não traduzam a realidade, podem ser um
elemento interessante para perceber as formas de apresentação da
realidade, sob aspectos sócio culturais de pessoas inseridas em
contextos que podem colaborar na construção do conhecimento
histórico. Assim, tratar questões históricas como diversidade
cultural, organizações econômicas, trabalho compulsório, povos,
mentalidades de uma determinada sociedade, gênero e tantas outras
com ajuda de filmes proporcionará aos alunos uma melhor compreensão
dos conceitos e possibilitará a eles construírem suas percepções
como sujeitos históricos.
Conclusão
Nos
dias atuais em que a tecnologia faz parte do cotidiano dos, é
importante que os professores se aliem a tecnologia para enriquecer
e melhorar sua prática pedagógica, não podemos ficar alheios às
mudanças que estão ocorrendo à nossa volta. Vivemos numa época de
grandes mudanças e o filme na sala de aula, se bem trabalhado é uma
ferramenta importante para a formação de um leitor crítico,
produzindo uma melhora significativa na aprendizagem.
Mas,
para se obter um resultado significativo, o professor tem que estar
preparado, com uma formação mais adequada, mais conhecimento de
como usar essas ferramentas em sala de aula e planejar
antecipadamente a sua prática escolar.
O uso
de filmes como um recurso complementar às aulas tradicionais devem
ser corretamente utilizado pelos professores. Trata-se de um recurso
atrativo, agradável e que, se bem empregado, rende bons resultados
na aprendizagem, pois as aulas vão se tornar mais motivadoras, o
aluno passa a ter maior participação, passa a ter um olhar mais
crítico dos conteúdos e a valorizar mais a aula do professor. O
professor ao trabalhar com filmes deve ter objetivos bem claros,
sempre voltado para a apresentação ou complementação dos
conteúdos, como ficou claro no estudo teórico. O filme bem
trabalhado certamente será uma atividade dinâmica, agradável e,
principalmente, enriquecedora.
O
filme é visto como uma tecnologia que está ao alcance do professor
e este deve estar preparado para saber explorá-lo em sala de aula. O
filme deve, sim, ser utilizado em sala de aula, mas tendo claro que é
um recurso auxiliar e complementar em relação às aulas e o
professor deve se preparar para utilizar filmes como recurso didático
e essa preparação deve vir, principalmente, da curiosidade e do
interesse do próprio professor de se atualizar e de como usar as
mídias em função de uma educação de qualidade. Para se trabalhar
filmes como um recurso didático na educação, têm que capacitar os
professores, mais do que permitir o acesso ao filme em sala de aula,
divulgar programas que trabalhem a preparação dos educadores. E
isso é uma questão de longo prazo, porque a formação se dá ao
longo da vida, tem que ser continuada e voltada para a própria
prática.
Analisando
esse projeto, chega-se à conclusão de que o cinema deve ser usado
como um instrumento para o historiador e sua importância será
percebida com a aplicação da experiência em sala de aula. Utilizar
o cinema como recurso pedagógico é fornecer aos alunos uma fonte
enriquecedora na construção do conhecimento.
Referências
Bibliográficas
ALMEIDA,
Milton J. Imagens
e Sons: a nova cultura oral.
São Paulo. Ed. Cortez, 2001.
DUARTE,
Rosália. Cinema & Educação. 2ª Ed. Belo Horizonte. Autêntica,
2002.
NAPOLITANO,
Marcos. Como
Usar o Cinema na Sala de Aula.
4.Ed. São Paulo. Contexto, 2006
FERRO,
Marc. Cinema
e História.
Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1924.
ARAUJO,
Rodrigo C.
Como
o Filme pode ajudar na leitura e na escrita.
2008. Disponível em :
ttp://www.arscientia.com.br/materia/ver_materia.php?id_materia=170Nada
existe fora da Devoração>.
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