Faculdade
Sumaré
Pós-graduação:
Alfabetização e Letramento - Turma E
Alfabetização
Matemática
Claudia
Fernanda de Mello - 0922981
Débora
Madruga da Nóbrega Arendt - 0922988
Érica
Paskevicius Serralheiro – 0922972
Rozangela
Pereira – 0922939
Vera
Lúcia Ferreira - 0922938
PLANO DE AULA
CONTEÚDO:
A matemática das relações de compra e venda
OBJETIVO
GERAL:
Reconhecer a importância da matemática nas relações comerciais e
identificar em quais situações ela é necessária.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Perceber a necessidade de um sistema monetário através do “jogo de trocas”.
- Registrar as equivalências estabelecidas durante a brincadeira.
- Adotar um sistema padrão (barras de Cousenaire) e colocar preços nas mercadorias.
- Trocar as barras pelo real e identificar as propriedades do nosso sistema monetário.
- Identificar em quais situações a matemática aparece durante as relações de compra e venda.
MATERIAL:
- Material Cousenaire
- Papel sulfite
- Lápis e borracha
- Cópias de cédulas e moedas de real
- Materiais diversos
PROCEDIMENTO
/ DESENVOLVIMENTO:
- Primeira Parte:
Divisão em quatro
grupos, no qual cada um receberá um tipo de mercadoria, em
quantidades diferentes. O desafio é terminar a brincadeira com a
maior variedade de produtos.
Como cada grupo possui
uma quantidade diferente, terá de estabelecer um acordo
compensatório para a troca com os outros colegas.
Faremos o registro das
trocas efetivadas e, através da discussão entre os grupos,
procuraremos sentir, com a turma, a necessidade de uma moeda.
- Segunda Parte:
Percebida a necessidade
de um sistema monetário, adotaremos as barras de material Cousenaire
como moeda. Em seguida pensaremos a respeito do nosso sistema
monetário e em suas propriedades. Estabelecer a relação dos
valores das barras do Cousinaire com as cédulas e moedas que
utilizamos no dia-a-dia
- Terceira Parte e Conclusão:
Retomaremos a atividade
de compra e venda, utilizando cópias cédulas e moedas de real.
Para comprar, poderão apenas utilizar as cédulas de R$ 10,00, R$
20,00 e R$ 50,00. Para o troco deverão ser utilizadas as cédulas de
R$ 5,00 e R$ 2,00 e todas as moedas.
Concluiremos listando os
usos que fizemos da matemática em cada uma das atividades do dia e
marcando a importância da mesma para o sistema comercial de compra e
venda de produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário