Instituto
Sumaré Educação Superior
Claudia
Fernanda de Mello
Turma
B1-NM
Reflexão-
Gestão Democrática.
A pesquisa, me possibilitou entender melhor a profissão do gestor e o
fato de trabalhar com o tema Gestão Democrática, me mostrou que o diretor
(Gestor) não é só um administrador, ele é acima de tudo um líder democrático,
que trabalha, coopera, sugere que sabe fazer, participando das tarefas, que diz
“nós” para avaliação dos efeitos positivos ou negativos da instituição. Este é
o líder da organização que aprende e que assume responsabilidades, possibilita
autonomia, que interage, participa e coordena à busca de soluções e
construções.
Gestão democrática visa um grupo motivado, cooperativo e que tenha
vontade de crescer. Enfim, um líder leal, que seja o elo das ligações
interpessoais com parceria, que não impõe sua verdade, mas que constrói
verdades com o grupo e tem o respaldo da comunidade escolar, fazendo-a participar
ativamente, trazendo-a cada vez mais para dentro da Escola e buscando estreitar
sempre os laços de parceria e cumplicidade, precisa da participação ativa da comunidade
escolar, no momento de partilhar o poder e tomar uma decisão. Implica a
efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica
que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido
a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas
pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
Uma gestão democrática requer uma educação libertadora que forme
sujeitos críticos e, portanto, transformadores de suas realidades por uma
sociedade justa e principalmente inclusiva. A escola sob uma política de fazer
valer, direitos e deveres, oportuniza o exercício de cidadania. A autonomia é o
mais rico potencial que se pode oferecer ao nosso aluno “recheado” de respeito
à diversidade cultural, religiosa e política, construindo valores para a
formação de uma sociedade humanista. Uma gestão que fortaleça a integração
escola-família-sociedade e que seja compromisso de todos no processo educativo.
O
produto da educação é o ser humano, e, prepará-lo para a vida em sociedade é a
principal função. O papel da escola deveria estar voltado à humanização, ao
convívio em grupo, à atuação, à participação, entre outros aspectos que
interaja o individuo socialmente tornam-se fundamentais. Promover este ideal
educativo há necessidade da equipe estar motivada a este trabalho. Assim, o
educador precisa ter motivos e vontade de trabalhar sob a ótica da habilidade
social.
Quando
um grupo é forte e têm objetivos comuns, visando a felicidade e o sucesso
profissional como satisfação pessoal tende a fazer com que suas perspectivas
individuais sejam compartilhadas para serem acrescidas no contexto da
organização.
Logo,
a gestão deve estabelecer uma relação escola-comunidade-professor-aluno de
troca, de ajuda, com sensibilidade e engajamento, pois se as relações não forem
assim, certamente os resultados esperados por esta escola não será de educação
de qualidade e humanizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário