FACULDADE
SUMARÉ
Claudia
Fernanda de Mello
Turma
B1-NM
Reflexão sobre o artigo “Profissão Professor”.
O artigo do grupo foi
pensado na profissão do professor, pois quando pensamos na Educação brasileira,
e o grande desafio evidentemente é a Educação de qualidade pra todos,
precisamos pensar em um pacto entre o professor e o aluno.
O professor é o centro de tudo na Educação. A aprendizagem
vem dele, vem da forma como ele se prepara, da forma missionária como ele
encara seu papel, da forma competente como ele procura transmitir conhecimento,
procura provocar nas nossas crianças a vontade de aprender sempre, de buscar
conhecimento. Qualquer tratamento de problemas da Educação, qualquer proposta
de evolução de Educação, necessariamente tem que passar pela figura do
professor.
E hoje no Brasil, nós precisamos mais do que nunca resgatar
o sentido mais profundo da missão do professor, precisamos valorizar sua
carreira, despertar a vontade de acreditar que eles podem transformar esse
País.
Professor pelo menos para mim, é a chave da eficácia da sala de aula. No
momento em que a aula começa e a porta da sala se fecha, o professor é a pessoa
capaz de promover a aprendizagem dos alunos.
Um bom professor não é simplesmente uma pessoa com um dom
divino, e sim aquele que estudou pra isso, que se preparou pra isso - tanto em
conteúdo, quanto em metodologia. É aquele que prossegue se formando ao longo
dos anos, e que deve ser respeitado como tal, como um profissional que age bem
dentro da sala de aula, porque está bem formado e porque consegue trabalhar com
os alunos.
Hoje, o bom professor tem que enfrentar muitas dificuldades,
principalmente com relação à própria carreira, que não é socialmente
respeitada, que não é financeiramente bem remunerada e que não tem um futuro
muito longo, porque ainda não está desenvolvida no Brasil. E mais, as
faculdades não estão formando esse profissional que precisa de bons conteúdos e
boas metodologias que gerem eficácia na sala de aula.
Precisamos que as faculdades que formam pedagogos,
licenciados e profissionais que vão atuar nas salas de aula, passem a olhar pra
esse aspecto das práticas da sala de aula, com conteúdo e com metodologia. Não
podem apenas tratar deles como se fossem futuros pesquisadores, falando de
filosofia, de sociologia da Educação e de grandes teorias educacionais.
E atraves das entrevistas pude perceber que as professoras
por atuarem na licienciatura em órgãos diferente, uma na escola pública e outra
na particular, tem praticamente a mesma formação, não fizeram uma
especialização, mas ambas tem intenção de no futuro, cursar uma pós- graduação.
Outra semelhança entre elas, é que a pedagogia sempre foi
muito presente em suas vidas e que dão muita importância na participação e
opinião de seus alunos em sala de aula. No decorrer da entrevista elas deixam
claro que a participação da família ainda tem que melhorar, pois tem famílias extremamente participativas, porém há famílias que vêem a escola como “depósitos”, fazem o
básico, até por conta da vida corrida, então, ainda há um longo caminho a ser
percorrido para que se alcance o ideal.
Abordando o tema construtivismo, na entrevista a
professora da escola pública se considera
uma educadora mais construtivista, pois busca, entre outras práticas,
oportunizar atividades em que os alunos possam interagir, construindo e
organizando seus próprios conhecimentos. Já a professora da escola particular
acha importante a aprendizagem lúdica, mas é sou a favor dos cadernos para
registros e fixação.
Enfim a minha intenção ao
desenvolver o artigo “Profissão Professor”,
era de poder abordar alguns
requisitos necessários à profissão docente, sem, contudo, esgotarmos o tema, por
se tratar de um assunto muito vasto e instigante dentro da educação. Minha
participação, foi deste a ideia do tema do artigo, seu desenvolvimento
(conteúdo) e power point da apresentação e por fim, a própria apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário