FACULDADE
SUMARÉ
Claudia
Fernanda de Mello
TURMA
B1-NM
AUTO
RELATO
Convido vocês a
fazerem uma viagem lendo e acompanhando
esse texto, como num passeio, esse breve relato que é a ponte de livre acesso
para as diferentes vivências e caminhos percorridos na minha trajetória
educacional.
Primeiramente
falarei um pouco das minhas paixões, amo animais e por isso tenho 8 cachorros,
mesclando raças deste yasa apso e até a vira-lata, sou participante em
campanhas contra maus tratos de animais, e sempre busco orientar aqueles que
vejo que possuem animais de estimações e não tenham condições de castrá-los, a
informação de onde poderão conseguir castração gratuita, pois por lei cada
família tem o direito a 10 castrações por endereço cadastrado. Outra paixão que
tenho é cinema, e por gostar dessa arte acredito que ele é uma ótima ferramenta
para se usar em sala de aula, e como ainda não tenho filhos, sou apaixonada
pelas minhas sobrinhas, nas quais ajudei a criá-las e a educá-las.
Agora
referindo-se na minha trajetória educacional, no curso de pedagogia, mais
precisamente na disciplina Prática de Ensino tive a oportunidade de conhecer a
técnica da autobiografia (auto relato, Memorial de vida) e com ela posso
relatar um pouco de mim, do meu processo formativo, incluindo as etapas de
minha experiência escolar desde a educação infantil até a pós-graduação. No
entanto, é impossível deixar de citar alguns fatos que dizem respeito aos
contextos familiares, sociais e políticos, que fazem parte do percurso da minha
história e estão registrados no livro da minha existência, e com os quais
procuro narrar e descrever por meio de recordações significativas da minha
experiência educativa e que muito contribuíram para a minha construção
identitária.
Como diz Paulo
Freire: “toda educação deve contribuir para transformação”. Assim vou tentando
deixar a minha contribuição, buscando e sentindo a necessidade de fazer algo em
benefício daqueles que anseiam por transformações e por uma educação digna
transcrevo aqui parte da minha história, que foram relevantes na minha
trajetória educacional e na transformação pela qual me indentifico hoje.
MINHAS
ORIGENS
Me chamo Claudia
Fernanda de Mello, tenho 33 anos de idade, nasci em São Paulo no dia 04 de
fevereiro de 1980, a pessoa mais importante na minha vida é minha mãe, Ivonete
Aparecida de Mello, sou a caçula de 4 irmãs, meu pai se chama Leonidas
Conegundes Lopes, ele não foi presente em minha vida e dele sou a filha mais
velha de dois irmãos.
Minha mãe por
sempre ter trabalhado, criou eu e minhas irmãs sozinhas, e ela nunca teve muita
oportunidade em sua vida para estudar, com muito custo conseguiu terminar a 8°
série do ensino fundamental, mas por mais dificil que tenha sido para ela,
nunca deixou de nos incendivar a estudar, tanto que acabei conhecendo a escola
com 7 anos, e fui direto para a 1° série, por já ter um pouco de conhecimento
alfabético, pois todos os dias minha mãe se sentava comigo para me ensinar o
abecedário e a ter noções de escrita e criar o gosto pela leitura. Hoje graças
aos esforços dela, duas de minhas irmãs são advogadas, somente uma que decidiu
não estudar, pois realmente não gostava e se tornou dona de casa, e enfim, eu formada em administração, pós
graduada em alfabetização e letramento e cursando uma segunda faculdade a de
pedagogia.
Ao desenvolver
esse memorial acabamos acionando um fascinante elemento do nosso cérebro;
aquele que abriga nossos registros, artigos e documentários de experiências
vivenciadas: a memória, que nada mais é, a capacidade que temos de nos
lembrarmos de um objeto ou de um fato que se distanciou com o tempo. Essa
capacidade nos proporciona a chance de fazermos uma retrospectiva nas situações
pelas quais passamos, nas decisões que tomamos ou deixamos de tomar e nos
acontecimentos que tiveram impacto e eloquência para que dele nos lembrássemos.
Como disse anteriormente, comecei a estudar com 7 anos no ano de 1987, indo
direto para a 1° série, na Escola estatual Yolando Mallozzi, na qual estudei
até terminar o ensino fundamental, lá as novidades, curiosidades e duvidas
começaram a surgir e a se esclarecer ao mesmo tempo, como foi maravilhoso
aprender a escrever, a ler, enfim a conhecer um mundo novo, e saber que minha
mãe orgulhava-se de mim e tinha muitas expectativas para o meu futuro. Me
lembro que nessa época o fardamento (uniforme escolar) era composto de saia
azul-marinho toda pregueada e abaixo dos joelhos; camisa branca de mangas
curtas, com o nome da escola gravado numa espécie de timbre, e calçava meias
brancas com congas que era um tipo tênis de uso obrigatório da época. As
carteiras eram conjugadas, comportando dois alunos em cada uma, nas quais a
professora colocava menino com menina, que era para não conversarem na hora da
aula.
Na quarta série
em 1990 criei o gosto e a fascinação pela Matemática, minha professora nessa
época chamada Vera, explicava essa disciplina com tal clareza, que acabei me
identiicando e me tornando a melhor aluna da sala, sendo motivo de vários
elogios em todas as reuniões de pais que se realizavam, como tinha facilidade
nessa disciplina, sentava com meus amiguinhos e os ensinavam a esclarecer suas
dúvidas onde eles tinham dificuldades na parte prática. Começava aí os meus
sonhos para um futuro melhor, onde só seria bom e produtivo se eu tivesse uma
boa educação e nunca repetir-se de ano ( coisa que nunca aconteceu, completei
todo o ensino fundamental e médio sem repetir de ano e foi numa escola publica
onde tive uma boa educação) e repetiu-se no ensino superior onde procurei
sempre dar o máximo de mim para aprender e compreender tudo da melhor forma
possível, pois daquele aprendizado dependeria a minha profissão, minha vida.
Ao ingressar no
segundo grau no já colégio Padre Antonio Vieira, em 1994 com 14 para 15 anos,
estava se iniciando uma nova etapa educacional em minha vida, foi anos muito
marcantes, tanto na minha vida pessoal, como profissional, periodo onde tive a
oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e que são minhas amigas até hoje.
A disciplina que mais me marcou depois de matemática, foi a História, onde
atraves dos ensinamentos do professor Marcelo que me ensinou a forma de fazer
anotações em todas as explicações que ele dava em sala de aula, e apliquei essa
forma de estudo á todas disciplinas durante o ensino médio inteiro e aplico até
hoje. Com 17 anos no 3° colegial, comecei a trabalhar, era uma empresa de
pequeno porte no segmento engenharia onde atuava como Auxiliar de Escritório,
nessa empresa aprendi muita coisa, onde encaixava minha paixão por matemática e
o gostinho de iniciar um pouco minha independencia financeira. Diante disso
coloquei em minha cabeça que iria fazer um curso superior de Administração.
O próximo rumo,
a faculdade. Fiquei quase 6 anos sem estudar, por ter conhecido meu primeiro
amor no final de 1997, quando ele com 24 anos se mudou para casa do lado da
minha, se tornando meu vizinho, o encanto foi imediato, daí começamos a namorar
e até ficamos noivos e pelo fato de estar apaixonada, acabei me acomodando em
relação ao meu sonho de fazer uma faculdade, foi muita ilusão, pois ao final da
relação me vi uma pessoa sem perspectiva de vida, mas que me serviu depois como
aprendizado e me fortaleceu.
No inicio de
2002 me matriculei no curso de Administração com enfase em Comércio Exterior,
Na faculdade Uninove, onde me serviu tambem de apoio para superar minha
tristeza referente ao rompimento do meu noivado, a partir daí o curso de
Administração passou a ser o meu foco, junto com meus novos amigos. Em junho de
2005 mudei de emprego e fui trabalhar numa malharia, onde fabricava-se roupas e
mantas infantis, lá como secretaria, atuava como adminstradora, com entrada e
saida de capital, mexia com importação, lidava com funcionários, fazia de tudo
um pouco, me arrisquei até como estilista, e me surpreendi quando 3 dos meus
modelos foram aprovados pelo meu ex chefe e foi colocado a produção para a
venda. Na faculdade como tinha facilidade em assimilar o conteudo das
disciplinas, acabava ajudando e orientando minhas amigas com suas duvidas nos
trabalhos, sendo praticamente sempre a líder dos grupos, isso me fazia bem,
pois gostava de ajuda-las, e assim foi até o término do curso em dezembro de
2005 com meu trabalho de conclusão de curso de nota 9 referente ao Mercosul com
o tema; “AS MUDANÇAS QUE O BRASIL
ENFRENTA NAS EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS ELETRODOMÉSTICOS PARA A ARGENTINA”.
Em 2009 cansada
da area administrativa, e vendo a dificuldade que minha sobrinhas tinham nos
estudos, e como sempre era a unica que as ajudavam em suas duvidas e as faziam
a lerem e estudarem, pois a mãe delas, minha irmã, foi a única das minhas irmãs
que nunca gostou de estudar, porém ela sabe ler e escrever, e algum
conhecimento que ela tem é somente a prática de vida, essa minha irmã, apesar
de nunca ter deixado suas filhas a faltarem na escola, nunca foi participativa
na educação, então me sentia como a responsável pela educação delas.
Como gostava de
ensinar crianças e adolescentes, e até mesmo adultos, resolvi fazer uma pos
graduação em Alfabetização e letramento pela Faculdade Sumaré, e no decorrer do
curso me apaixonei pela profissão e pelo conteudo, e fiquei muito feliz, pois
apesar de ser umas das únicas alunas que não era professora, fui uma das que
mais se destacou, tanto que meu trabalho de conclusão de curso obteve a nota
mais alta da sala 9,5 com o tema; “O
PROGRAMA LER E ESCREVER E A APLICAÇÃO DA LEI 10.639 NOS PRIMEIROS ANOS DO
ENSINO FUNDAMENTAL”. Terminando o curso em dezembro de 2011.
Em 2012 prestei
concurso pela prefeitura de Jundiai para professora municipal e passei, porem
meu diploma de graduação não foi aceito, dessa forma, como percebi e descobri
minha verdadeira vocação profissional, resolvi fazer uma 2° graduação, então no
final de dezembro de 2012 me matriculei em Pedagogia, na Faculdade Sumaré
filial Imirim, mesmo bairro que moro, começando a estudar em fevereiro de 2013.
Tem sendo gratificante para mim essa nova experiencia e espero que possa atuar
e um dia proporcionar uma boa educação aos meus futuros alunos, agora que com
tempo livre, pois pedi as contas no meu serviço na malharia no mês de março por
motivos trabalhistas, e agora no dia 13 de maio comecei a estagiar numa escola
de ensino infantil e fundamental chamada Miudinho, e nesse emprego como
professora assistente poderei colocar em prática toda a teoria assimilada em
sala de aula e apesar de ser ainda muito recente essa experiencia, venho
mantendo o habito que tenho deste pequena a de auxiliar e ajudar as pessoas que
estão em minha volta com duvidas referentes aos estudos só que agora é pelo
curso de Pedagogia.
Assim sendo,
através da viagem no tempo proposta pela professora Regiane, pude reavivar
momentos felizes e tristes do passado, como também, mostrar um pouco do meu
presente. E com isso espero poder construir referências para o momento que
estou vivendo e para o meu futuro. De fato, a nossa vida é sempre marcada por
dois tempos: um tempo cronológico que é mais social e condiz ao nosso cotidiano
e um tempo psicológico que é próprio das nossas impressões, pensamentos e
emoções. Ao fazer esse percurso ao passado pude perceber o quanto essa
atividade é surpreendente e nos proporciona alegria, prazer e otimismo.
Acredito que é
através da educação que podemos transformar o mundo em um lugar melhor, pois
como professora tenho um poderoso poder nas mãos, o de ensinar, de poder
transformar uma criança em um ser pensante e atuante na nossa sociedade e
voltado para o bem. E sei que com fé (que sempre tive), e muito estudo
conseguirei alcançar meus objetivos, estar formada em pedagogia, formar uma
família e ser feliz. Essa é um pouco da história da minha vida!
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