BEM VINDO




14 de fev. de 2013

Textos injuntivos


Textos injuntivos

Consideram-se como textos injuntivos aqueles que se demarcam pelo caráter instrucional da linguagem, tais como o manual de instrução, a bula, receita culinária etc.


Os textos injuntivos se moldam pela finalidade instrutiva da linguagem
Os textos injuntivos se moldam pela finalidade instrutiva da linguagem


Entre os objetivos que nos motivaram a criar uma seção destinada somente a você, estimado(a) usuário(a), foi justamente o fato de se conceber como alguém inserido no meio social e partilhar de muitas das situações sociocomunicativas, levando em consideração a razão maior de elas existirem: a finalidade a que se presta cada uma dessas circunstâncias comunicativas. Aqui, nesse contexto, para sermos mais específicos, norteemos por aquelas cuja intenção é orientar o interlocutor acerca de algumas tomadas de postura.

Assim, por essas razões, provavelmente você já se sentiu questionado a como proceder diante do manuseio de um aparelho eletrônico, bem como já se sentiu na necessidade de consultar uma bula de remédio, já esteve sedento em busca de algumas informações acerca de como chegar a um determinado lugar, enfim, várias são as circunstâncias em que você manteve alguns intentos como esses citados, contudo, mesmo não tendo ciência (provavelmente), recorreu a alguns gêneros textuais, cuja proposta discursiva era justamente instruí-lo(a) a agir conforme suas intenções.

Pois bem, pode até parecer que você não encontre relevância alguma nesses casos ilustrativos acima checados, mas o fato é que acaba de se interagir com esta seção, a qual tem por finalidade primeira estreitar laços acerca dos conhecimentos que se deve ter sobre as estruturas, sobretudo as linguísticas, que norteiam diversos gêneros que circulam por aí e que, sobretudo, são requisitados na modalidade escrita da linguagem. Por isso, visitante amigo(a), temos a honra de convidá-lo(a) a dividir conosco esse momento único, cuja atitude primeira é apenas dar um clique e conferir acerca das novidades que preparamos para você, cujas abordagens se justificam pela exposição dos muitos textos que compõem a modalidade injuntiva  da linguagem.

FONTE WWW.ESCOLABRASIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário