BEM VINDO




22 de fev. de 2013

Gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania


Gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania

Os gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania materializam-se mediante nossa conduta diária, todos perfazendo de estruturas predefinidas.


Os gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania materializam-se diariamente no cotidiano
Os gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania materializam-se diariamente no cotidiano

O título que comporta a seção que a partir de agora você terá a seu inteiro dispor parece nos oferecer pistas necessárias para entendermos o porquê de um espaço como esse: gêneros textuais. Sim, gêneros textuais, visto ser eles, materialmente dizendo, os grandes representantes de tantas situações comunicativas que norteiam nosso cotidiano.   Contudo, ainda resta outro aspecto que também nos instiga e nos induz a concebê-los como relevantes: aoralidade.

Caro (a) usuário (a), participantes, integrantes da vida em sociedade, distintos são os posicionamentos em que temos de assumir por meio, única e exclusivamente, da oralidade. Dessa forma, tais circunstâncias não se restringem somente ao ato de falar, propriamente dito, ao contrário, estendem-se aouniverso escolar e, sobretudo, ao acadêmico, no qual passa a ganhar ainda mais notoriedade.

Dessa forma, debates, seminários, entre outros, permeiam amplamente esses ambientes e não se trata, acredite, somente do ato de verbalizar acerca de um determinado assunto, trata-se, antes de tudo, de um planejamento, de certa “obediência” a estruturas, a tomadas de atitudes planejadas, levando-se em consideração o modo como se portar, as expressões corporais a utilizar, as vestimentas a adotar, enfim, muitas são as particularidades que norteiam esse tipo de circunstância comunicativa. E você, não se preocupe, pois tão logo estabelecerá familiaridade com todas elas, para que assim saiba se portar, e assim se portando, desempenhe de forma plausível os papéis que lhe serão concedidos.

Mas os pontos relevantes não param por aí não, eles, porém, vão um pouco mais adiante, pois aqui, exatamente aqui, entrarão em cena os chamados gêneros textuais ligados à cidadania. Cidadania porque sua situaçãoéde alguém que se encontra no direito (dentro dos padrões, obviamente) de reivindicar, de reclamar, de solicitar. Assim, é justamente nesse sentido que irá constatar um pouco mais sobre o abaixo-assinado, o manifesto, a carta aberta, enfim... os demais gêneros... descobrirá, mas apenas quando desejar fazer uso, e bom, por excelência, de tudo o que aqui preparamos para você!!!


FONTE: WWW.BRASILESCOLA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário