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16 de set. de 2010

A criança e o número

A criança e o número


Para aprofundamento do meu plano de estudos estou lendo o livro “A criança e o número- Constance Kamii (Editora Papirus 1990)”. O livro traz uma abordagem sobre a toria de Piaget para a construção do número. Ele é bastante técnico mostrando resultados das pesquisa feitas com crianças entre quatro e seis anos de idade, mas no decorrer da leitura torna-se bastante interessante.

Uma das coisas que me chamou bastanbte a atenção é a colocação de que segundo Piaget a criança não constrói o número pela transmissão social, ou seja aprendendo a contar. A estrutura lógico-matemática de número não pode ser ensinada ela é construída pela própria criança, através do estímulo do professor proporcionando o desenvolvimento dessa estrutura mental através de situações de relações diversas. A tarefa dos professores é de incentivar o pensamento espontâneo das crianças e não apenas buscar respostas prontas.

Aprender a contar, ler e escrever numerais é importante, mas se a criança não tiver construindo sua estrutura de número esta contagem, leitura e escrita será apenas memorização, sem sentido numérico.

Achei muito importante o resultado de uma pesquisa que indica que as crianças de nivel sócio econômico mais elevado desenvolvem o racicínio lógico matemático mais rapidamente que os de baixa renda, isso influencia bastante na minha sala de aula, visto que trabalho com crianças de nível sócio-econômico muito baixo e com poquíssimos estímulos familiares, retardando bastante esse desenvolvimento do pensamento lógico, não só na questão numérica inclusive na leitura e escrita.

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