DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. O Dia Nacional do Livro Infantil é realizado nesta data para homenagear ao dia de nascimentode ninguém menos do que o escritor Monteiro Lobato.
MONTEIRO LOBATO – UMA HOMENAGEM AO MESTRE

UM GÊNIO DA LITERATURA QUE AMAVA A MATEMÁTICA.
Monteiro Lobato realmente foi um gênio na escrita, além do mais, uma das características marcantes da sua personalidade, e que chama muito a minha atenção, é o uso da matemática nas obras do autor. Com certeza Lobato era um apaixonado pela história, geografia e pela matemática, e apesar de não ser formado na área, ele conseguia transmitir a essência mágica dos números. Uma das obras geniais do autor que trata do tema, é a “Aritmética da Emília”.
ARITMÉTICA DA EMÍLIA
Aritmética da Emília é um livro infantil escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1935. A obra foi Reeditada em 1947 com ilustrações do artista haitiano André Le Blanc, ganha agora sua edição comentada, pois apesar da matemática continuar a mesma, o método ensinado nas escolas sofreu mudanças. A nova edição da Aritmética da Emília foi ilustrada por Osnei e Hector Gómez e está de acordo com a nova ortografia da Língua Portuguesa.
Na história, Monteiro Lobato consegue transformar uma matéria tão árida como a Aritmética em uma linda brincadeira no pomar, onde o quadro-negro em que faziam contas era o couro do Quindim.
Neste livro, as crianças aprendem sobre números decimais, frações, como transformar frações em números decimais, soma, subtração, multiplicação de números decimais, frações e números mistos e comuns. Aprendem também sobre o mínimo múltiplo comum, números romanos, quantidades, dinheiros antigos e de outros países, de onde vieram os números 1, 2, 3..., números complexos como raiz quadrada, entre outros.
É um livro indicado para todas as idades, além de ser uma fonte de informação divertida e prazerosa. Nesta obra Monteiro Lobato transformou a matemática numa divertida brincadeira onde qualquer um, criança ou adulto, terá prazer em aprender.
CAPA DA ÚLTIMA EDIÇÃO -2009
Abaixo, uma prévia do 1º capítulo do livro “Aritmética da Emília”.
“Aquele célebre passeio dos netos de Dona Benta ao País da Gramática havia deixado o Visconde de Sabugosa pensativo. É que todos já tinham inventado viagens, menos ele. Ora, ele era um sábio famoso e, portanto, estava na obrigação de também inventar uma viagem e das mais científicas. Em vista disso pensou uma semana inteira, e por fim bateu na testa, exclamando numa risada verde de sabugo embolorado:...”
Existem várias edições desta obra, e consequentemente as capas eram diferentes. Veja abaixo as [supostas] capas das edições de 1935 e 1947.
CAPA DA OBRA DE 1935
Companhia Editora Nacional, 1935, 1ª edição. Ilustrações de Belmonte.
SUPOSTA CAPA DA OBRA REEDITADA EM 1947
Editora Brasiliense. Aritmética da Emília Edição: 1947
Se você tiver estes livros, ajude a confirmar se realmente estas capas pertencem às obras de 1935 e 1947.
Quer saber mais sobre o sítio do pica-pau amarelo, visite o Blog do Sítio do pica-pau amarelo.
Para finalizar deixo para vocês uma frase do próprio Monteiro Lobato.
“um país se faz com homens e livros...”.
Monteiro Lobato, 18 de abril de 1882 – 4 de julho de 1948.
Nenhum comentário:
Postar um comentário