BEM VINDO




11 de dez. de 2010

PLANO DE AULA- Vernissage Geométrico

Eixo Temático:
Matemática - Geometria



Nome da Aula: 
Vernissage Geométrico


Objetivos:
Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.


Conteúdos:
• Relacionar a geometria da pintura do quadro de Tarsila do Amaral com seus conhecimentos sobre geometria;

• Perceber a relação entre a arte e os elementos geométricos;

• Diferenciar formas geométricas planas e identificá-las pelos seus nomes - retângulos, quadrados, círculos, triângulos; linhas curvas e linhas retas.


Justificativas:
Este tema serve para fazer com que a criança comece a perceber a Geometria pelas cores e formas presentes em obras de arte, em uma atividade que permite conexões com as outras disciplinas.


Resumo das Atividades:
Nesta atividade, faremos a análise da pintura Estrada de Ferro Central do Brasil, de Tarsila do Amaral, sob a perspectiva geográfica, histórica, artística e matemática. Será contado um pouco da história da pintora, podendo ser ampliada a discussão para a Semana de Arte Moderna de 1922.



A idéia principal será analisar a pintura para que os alunos façam o reconhecimento das figuras geométricas planas envolvidas na mesma, assim como linhas curvas e linhas retas.



Após a análise da pintura, será proposto às crianças que façam suas obras de arte, tendo como modelo a pintura Tarsila e de outros artistas que se utilizam de formas geométricas planas.


Duração:
2 a 3 aulas.


Produto(s):
Trabalhos de desenho, pintura ou colagem feitos pelas crianças, utilizando figuras geométricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário