BEM VINDO




24 de out. de 2010

cinco sentidos

Uma viagem através dos sentidos
 
Bloco de Conteúdo
 
Ciências Naturais
 
 
 
Conteúdo
 
Os Sistemas
 
 
 
Introdução
 
O corpo humano é a mais perfeita máquina já construída e é formado por diversas partes que se relacionam entre si, ou seja, os vários sistemas que formam nosso organismo dependem um do outro para realizarem suas atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo o momento e são responsáveis pela manutenção e o funcionamento perfeito do nosso corpo.
 
 
O Corpo Humano, Ed. Ática. O corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar aos diversos ambientes que o homem foi conquistando com o passar do tempo.
 
Os sentidos são a porta de ligação do nosso meio interno com o ambiente. Por meio dos sentidos, o organismo pode perceber as coisas que nos rodeiam e mandar as mensagens necessárias para nossa melhor adaptação, contribuindo assim, com a sobrevivência e a integração do ser humano com o ambiente no qual ele está inserido.
 
Os sentidos estão ligados a todos os sistemas, então: os convido a fazer uma viagem através dos sentidos.
 
Esta é a proposta deste projeto que estudará os sistemas do corpo humano com a ajuda dos guias que serão os nossos sentidos.
 
 
 
Objetivos
 
São muitos os objetivos desejados para este projeto. Cada professor pode priorizar os que mais são necessários explorar na sua turma. Citarei os principais objetivos específicos:
 
 
 
  • Aflorar interesse sobre os sistemas do corpo humano.
  • Experimentar os diversos sentidos;
  • Ampliar a percepção de todo, fazendo os alunos perceberem que os sistemas estão interligados e são interdependentes;
  • Vivenciar como os sentidos nos mostram o mundo exterior.
 
 
 
Materiais necessários
 
  • Reportagens, livros e matérias com os sistemas do corpo humano, meia cartolina por aluno, caneta, lápis, canetinhas coloridas, fita dupla-face, dez pedaços de tecido escuro para serem usados como venda para os olhos.
  •  
  •  Kit para teste do paladar: alimentos variados com sabor doce, salgado, azedo e amargo e pazinhas de sorvete. Dê preferência para alimentos pastosos.
  •  
  •  Kit para teste do olfato: álcool, desinfetante, perfume, pasta de dentes, terra molhada e água.
  •  
  •  Kit para teste do tato: metal, madeira, gelo, plástico, vidro, recipiente com água quente.
  •  
  •  Kit para teste da visão: copos de vidro contendo água, álcool, água mais açúcar, água mais sal e água mais suco de limão.
 
 
 
Conteúdos
 
  • Corpo Humano e Saúde
  • Os Sistemas
 
 
 
Ano
 Todas as séries do ensino fundamental I. Basta fazer adaptações para cada faixa etária.
 
 
 
Tempo estimado
Seis meses
 
 
 
Desenvolvimento das atividades
 
Primeira etapa
O professor deve perguntar aos alunos o que conhecem sobre o corpo humano. Ouça-os e assim que terminarem deixe algumas perguntas no ar e peça que pesquisem em casa com os pais e a ajuda de livros.
 
 
 
Sugestão de perguntas:
 
  • Os olhos e os dedos do pé têm alguma ligação no corpo humano?
  •  Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o sol?
  •  Para onde vai a comida depois que passa por nossa boca?
  •  Por que precisamos tomar água?
  •  Como conseguimos ouvir mais de um som ao mesmo tempo?
  •  Por que piscamos?
  •  É verdade que se tomarmos um remédio ruim de nariz tampado, não sentiremos o gosto? - O que é e o que causa o ronco?
  •  Por que algumas pessoas enjoam em viagens?
 Essas e outras perguntas intrigantes levarão os alunos a investigar e constatar que embora nos livros os sistemas do corpo humano sejam estudados em separado, todos estão intimamente ligados no seu funcionamento.
 
 
 Segunda etapa
 
Os alunos trarão as respostas e deve-se abrir uma discussão para que todas as dúvidas sejam resolvidas.
 
Peça que os alunos tragam para próxima etapa livros, revistas e tudo que encontrarem sobre os sistemas do corpo humano com bastante figuras, fotos e imagens.
 
 
 
Terceira etapa

Com todo material disponível, selecione os melhores. Junte ao material separado por você.
Leve os alunos ao pátio da escola ou algum lugar calmo onde possam se sentar no chão em roda e conte uma história que envolva os sistemas do corpo humano e utilize o material visual para elucidar o que está sendo falado.
Depois finalize falando dos sentidos e como eles nos ligam ao ambiente e levam informações para nossos sistemas.
 
 
 
Quarta etapa

 Leve para sala de aula o kit paladar. Venda os olhos de alguns alunos voluntários e peça para que identifiquem qual é o alimento. Explore as quatro zonas de sensibilidade da língua.
Questione como os alunos conseguiram perceber o sabor e quais sistemas foram usados nesta identificação.
Explore o máximo de sistemas que puder nesta prática.
 
 
 
Quinta etapa

Os alunos que participarem desta atividade devem entrar na sala de olhos vendados. Os líquidos do kit olfato devem ser passados pelo nariz dos alunos mantendo uma pequena distância.
 
Pergunte: Como você sabe que é o cheiro de álcool, por exemplo?
 
Explore os conceitos de memória olfativa e sistema nervoso nesta atividade.
 
 
 
Sexta etapa

Nesta etapa todos alunos podem participar.
Os copos com os líquidos do kit visão devem estar dispostos lado a lado na mesa do professor, numerados de um a cinco e os alunos devem manter uma distância que não permita sentirem o cheiro das substâncias para não interferir no resultado.
 
Coloque na lousa em ordem invertida as subtâncias que estão presentes nos copos.
 
Peça que no caderno os alunos coloquem na ordem certa utilizando apenas o sentido da visão como guia.
 
Peça cinco voluntários e permita que cheguem perto. Eles devem tentar descobrir o que tem no seu copo apenas usando o olfato.
 
Caso não consigam peça que provem o sabor, (exceto do álcool).
 
Converse com a turma sobre a importância da relação que existe entre os sentidos e como um ajuda o outro a identificar o ambiente que vivemos.
 
 
 
Sétima etapa

Vende os olhos de seis alunos. Com a ajuda de mais seis colegas peça para que passem um objeto do kit tato no antebraço do amigo que está com os olhos vendados. A maioria não conseguirá acertar o que é.
 
A última chance será com o objeto colocado nas mãos.
 
O aluno deve descrever a experiência e dizer o por que com as mãos, sente maior facilidade de identificar os objetos.
 
Aproveite este momento e reforce a idéia que cada sistema se especializou em realizar uma função, assim como cada órgão ou parte do corpo.
 
 
 
Oitava etapa

Agora eles estão craques sobre o corpo humano e conhecem bem todos os sistemas.
 
Solicite que realizem um depoimento sobre o que aprenderam.
 
Cada aluno deve receber meia cartolina e escrever o que mais gostou e aprendeu sobre o tema. No final, cada um deve deixar uma pergunta intrigante para o leitor pensar e refletir. Deve assinar a autoria e pendurar seu depoimento em algum ponto da escola.
 
Para as séries iniciais do fundamental I, a professora pode ajudar e até escrever o depoimento para os alunos, desde que as idéias partam de cada um.
 
 
 
Produto Final  
Depoimento dos alunos sobre os sistemas com uma pergunta intrigante ao leitor.
 
 
 
Avaliação  
O depoimento será o alvo principal da avaliação, já que retratará todo conhecimento que o aluno adquiriu durante o processo. É importante avaliar a participação e o interesse durante as vivências e como o aprendizado foi sendo efetivado em cada etapa do projeto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário