BEM VINDO




8 de jul. de 2010

HOMENAGEM AO FERIADO DE 9 DE JULHO.


SÃO PAULO

Hoje é feriado no Estado de São Paulo. Nesse dia comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932. Esse feriado passa desapercebido por se localizar numa época em que existem as férias escolares, e na verdade, poucos sabem o que representou esse dia na história do País. Nem mesmo o que significa a sigla MMDC, que significa as iniciais dos nomes de quatro estudantes paulistanos que foram assassinados pelos governistas: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo!

UM PEQUENO RESUMO.

A "Revolução Constitucionalista" é vista como um movimento de São Paulo contra o governo federal. Expressões como: "São Paulo ocupado", "...o povo paulista" ou "São Paulo precisa de você..." são comuns naquele ano de 1932. Mas o que é São Paulo? Quem fala em nome de São Paulo? Existe uma São Paulo única, toda ela contra o governo Vargas ? Qual a proposta de São Paulo para a situação? O único argumento que pode unir os diversos grupos paulista é "Constituição"

As Oligarquias do PRP, que haviam sido retiradas do poder em 1930 falam em Constituição, o Partido Democrático, refletindo o liberalismo empresarial urbano, fala em Constituição, setores intelectuais falam em Constituição. Todos defendem a mesma Constituição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário